Prefeitos do Litoral participam do encontro com gestores em Foz e aderem ao ODS

por Redação JB Litoral
15/12/2018 00:00 (Última atualização: 15/12/2018)

Organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) mais de 250 prefeitos do Paraná, entre eles Roberto Justus (DEM) de Guaratuba e Marco Fioravante (PSD), o Casquinha, de Pontal do Paraná participaram do Encontro Paranaense de Gestores Municipais, realizado por dois dias, na cidade de Foz do Iguaçu.  

A abertura do Encontro, na quinta-feira (06), contou com a presença da Governadora Cida Borghetti (PP) e a participação do Presidente da AMP e Prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini; o Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi; o Coordenador de Gestão Municipal do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Vieira; o Presidente da Assembleia Legislativa do Parana (Alep), Ademar Traiano; e do Diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, além do Deputado Federal Ricardo Barros e deputados estaduais.

Durante o Encontro mais municípios paranaenses aderiram aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), fazendo com que o estado ficasse com 238 municípios com termos de compromisso assinados.

Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.

Na oportunidade, o Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, proferiu uma palestra tendo como tema “O Pacto Global da ONU e o Futuro dos Municípios”.

Barros informou que, de acordo com os objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), 65% das metas a serem atingidas são de responsabilidade dos prefeitos. “Estamos liderando o mundo nesse assunto. O Paraná tem o maior número de municípios aderentes e somos referência na ONU por conta desse compromisso dos Municípios”, defendeu.

Ele apelou aos municípios que ainda não aderiram aos ODS para assinarem seu termo de compromisso no estande da Sedu/Paranacidade que foi montado no evento. “Isso é importante para as cidades, para os projetos que os prefeitos estão desenvolvendo e para o futuro da comunidade. E nós oferecemos um programa com indicadores, propostas e compromissos com o Brasil e o mundo”, ressaltou durante o Encontro.

Projeto inovador de São Manoel do Paraná

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Para alcançar um dos objetivos previstos pela ONU, a Prefeitura de São Manoel do Paraná desenvolveu um projeto inovador para transformar a sua sede em energia fotovoltaica (energia solar). “O objetivo é zerar a conta de energia elétrica no nosso município, que hoje é de R$ 15 mil ao mês”, disse o Prefeito Agnaldo Trevisan.

O município fará as obras com R$ 483 mil, recursos de fundo perdido do Paranacidade, que trarão economia e sustentabilidade. “Isso vai mudar a vida da nossa comunidade”, previu o gestor.

Por sua vez, o Prefeito de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que assinou o termo de compromisso na sexta-feira (07), Antonio Cesar Matucheski, disse que ter um objetivo é importante para atender a população e cuidar do planeta. Ele defendeu ainda que o Encontro de Gestores foi importante para trocar ideias com outros prefeitos sobre projetos sustentáveis. “A importância de assinar esse termo de compromisso é ter um suporte e um acompanhamento do Estado para saber se o que estamos fazendo vai ser efetivo e terá capacidade de atingir o objetivo”, disse.

A pequena cidade, que conta com cerca de 17 mil habitantes, desenvolve trabalhos já envolvendo a comunidade, principalmente na proteção a crianças e aos idosos.

Para o Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, os debates sobre desoneração da folha, financiamento da educação e captação de recursos foram de suma importância para melhorar o desempenho da administração ao longo dos próximos dois anos de gestão. Ele destacou ainda a palestra feita pelo Advogado Isaac Newton Carneiro, que falou sobre a “Desoneração das Despesas de Pessoal com Programas Federais”, um tema de interesse de todos os gestores paranaenses.

 

Deixe um comentário