Prefeitura abre recadastramento dos ambulantes para a temporada de verão 20/21

por Redação JB Litoral
16/09/2020 14:47 (Última atualização: 16/09/2020)

Vendedor ambulante precisa realizar agendamento via WhatsApp no número 3472-8724 para fazer o recadastramento.

Por Gabriela Vizine

A Prefeitura de Guaratuba abriu o recadastramento de vendedores ambulantes, que já atuam nas praias do município, para a próxima temporada de verão de 2020 e 2021. A atividade costumava ocorrer no mês de outubro, entretanto, foi antecipada em função da COVID-19.  O preenchimento das vagas ocorrerá entre os dias 14 e 20 de setembro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Os ambulantes precisam levar o CPF para o recadastramento e agendar presença por meio do telefone (41) 3472-8724, que é, também, WhatsApp.

Cerca de 300 vendedores informais atendem a região durante a época e ficam divididos em 4 locais: Prainha, Caieras, Praia Brava e Praia Central. Desses, apenas aproximadamente 30% realizam o cadastro com o protocolo para a atividade na data prevista, segundo o responsável pelo setor de Fiscalização do Município, Marcio Tarran.

De acordo com ele, uma comissão técnica promoverá uma reunião junto à Vigilância Sanitária para estipular as regras no cuidado à COVID-19 após a volta da atuação dos ambulantes nas praias. “Na ocasião, iremos decidir e analisar normas como por exemplo, usar luvas ou pegador no manuseio de alimento, máscaras e etc.  Os detalhes serão discutidos nas próximas reuniões”, conta.

Para o recadastramento, a Vigilância Sanitária de Guaratuba determinou que somente 4 pessoas poderiam ser atendidas, em horário agendado pelo WhatsApp, no auditório do município.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Segundo Tarran, medidas protetivas, como aferição de temperatura, distanciamento social e o uso obrigatório de máscara, serão determinadas aos vendedores ambulantes que desejarem fazer o recadastramento. Comerciantes com febre, tosse seca, dor de garganta, dor no corpo, perda do olfato ou paladar não poderão comparecer no evento.

Normas do município

Além disso, em Guaratuba, está proibido o transporte e venda de alimentos em caixa de isopor, apenas as de PVC estão permitidas, devido à facilidade na higienização. Não é permitido, também, carrinhos que transportam e comercializam alimentos que são fritos. Os pontos de vendas são determinados por decretos.

“Sempre melhoramos o aspecto das vendas, entretanto, dificultamos o caminho para os ambulantes que não têm o curso da vigilância sanitária e cursos solicitados pela prefeitura”, diz Marcio Tarran.  

Ele destaca que os comerciantes ambulantes são os primeiros a terem contato com os turistas, na orla de Guaratuba, e muito importantes para a economia local. Apesar disso, com o intuito de combater o coronavírus, as praias da cidade estão interditadas nos fins de semana.

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments