Prefeitura de Antonina assina contrato para revitalização de Ginásio de Esportes

por Redação JB Litoral
11/05/2020 16:07 (Última atualização: 19/05/2020)

O órgão municipal também reservará a nova quadra para a realização de eventos.

Foi assinado, no dia 7 de maio, o contrato de licitação para a conclusão das obras do Ginásio de Esportes de Antonina, conhecido como “Caveirão”, instalado em frente a Associação Atlética 29 de Maio.  

Com a revitalização do espaço abandonado, a Prefeitura de Antonina fornecerá a prática esportiva à população capelista. O órgão municipal também reservará a nova quadra para a realização de eventos.  

O Ginásio contará com vestiários masculino e feminino, depósito de material esportivo, sala de primeiros socorros, salas de apoio para professores e técnicos, cozinha, refeitório e pista para caminhadas. 

De acordo com o prefeito do município, José Paulo Vieira Azim (PSD), o estado em que se encontra o “Caveirão” é resultado da má administração de outras gestões. Conforme ele, a finalização da construção do imóvel abrirá espaço aos estudantes da cidade. “O término da obra vai transformar um símbolo de má gestão dos recursos públicos num espaço para a prática de esportes e formação de atletas entre alunos da nossa rede de ensino,” disse em suas redes sociais. 

Prefeitura de Antonina assina contrato para revitalização de Ginásio de Esportes 2
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Antonina)

O contrato de implantação e modernização da quadra foi firmado com a empresa Logística Edificações Ltda. O valor das obras é de R$ 1.580.696,24.

“Caveirão” começou a ser construído em 2007

O Ginásio de Esportes foi construído com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O inicio dos trabalhos ocorreu entre os anos de 2007 e 2008, na gestão do ex-prefeito de Antonina, Kleber Fonseca (PMDB). O JB Litoral apurou que houve um impedimento no andamento das obras, o qual foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Em 2016, a deputada Federal Christiane Yared (PL-PR) fez uma indicação de cerca de R$ 1 milhão para a conclusão do “Caveirão”. Segundo fontes ligadas ao JB Litoral, a Prefeitura de Antonina não demostrou interesse no na emenda da deputada, alegando que o valor do recurso era baixo. Ainda de acordo com essas informações, o órgão municipal queria transferir as verbas para a Escola Municipal Professora Aracy Pinheiro Lima, mas não obteve autorização da deputada.

O projeto inicial do Complexo Esportivo Educacional mostrava a construção de uma piscina olímpica e de uma quadra de Handebol de Areia. O estudo foi idealizado pelo arquiteto Orlando Busarello, o qual foi indicado pelo ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Luiz Forte Netto.

Confira os documentos do repasse e de alteração de localização de implantação do projeto: