Prefeitura de Guaratuba inaugura nova sala para Biblioteca Pública

por Maisy Pires
10/10/2020 20:19 (Última atualização: 2 semanas atrás)

A Prefeitura de Guaratuba inaugurou nesta sexta-feira (9) uma sala exclusiva para a Biblioteca Pública Municipal, na antiga escola de pescadores Marcílio Dias, no Parque Municipal de Eventos, reformada pela atual administração em 2017.

A bibliotecária Marlene Volpi dos Santos, funcionária do município há 32 anos, comemora a conquista do novo espaço. “Trabalho na biblioteca desde 1988 e sempre lutei por isso. Estou muito feliz e só tenho a agradecer. Para mim foi um presentão, pois adoro ficar aqui. É um espaço grande e funcional, o que é muito importante, pois queremos uma biblioteca ativa, com a cooperação da Secretaria de Educação, vários programas de leitura, teatro, cinema, agora temos espaço para isso e devemos explorar”, disse Marlene.

Neste período de pandemia está proibido o manuseio dos livros no local. “O espaço está aberto ao público, mas o visitante me passa o título e eu vou buscar. Depois de entregue, faço a higienização e deixo em quarentena por sete dias”, explicou a bibliotecária.

  • Prefeitura de Guaratuba inaugura nova sala para Biblioteca Pública 2
  • Prefeitura de Guaratuba inaugura nova sala para Biblioteca Pública 3
  • Prefeitura de Guaratuba inaugura nova sala para Biblioteca Pública 4
  • Prefeitura de Guaratuba inaugura nova sala para Biblioteca Pública 5
  • Prefeitura de Guaratuba inaugura nova sala para Biblioteca Pública 6
  • Prefeitura de Guaratuba inaugura nova sala para Biblioteca Pública 7

 Sobre a Biblioteca Municipal

A primeira Biblioteca Pública de Guaratuba foi fundada na Gestão do então Prefeito Municipal Orlando Bevervanso, pela lei nº 16 de 23 de dezembro de 1968. Era uma sala única, pequena, com uma estante, uma mesa e dois bancos, na Rua Carlos Mafra, em frente onde hoje encontra-se a Câmara Municipal de Guaratuba.

Em abril do ano de 1970 o Prefeito Miguel Jamur, valorizando da mesma forma a instituição cultural, inaugurou no imóvel onde funcionava provisoriamente a Prefeitura Municipal de Guaratuba, nas proximidades das Caieiras, e que havia sido construído pelo DEOE – Departamento de Edificações e Obras Especiais, uma nova sala para a Biblioteca. No ano de 1980, o pequeno acervo foi transferido para um Barracão que ficava no pátio da Fonte do Largo da Carioca, em frente a Santa Casa de Misericórdia de Guaratuba, atualmente Hospital Municipal. O local era utilizado também como sala de artesanatos, onde todas as tardes reuniam-se as senhoras da comunidade para praticarem trabalhos manuais. Em 1982, quando eleito Prefeito o Sr. Acir Braga, a primeira Dama Srª Marli Lucinda Braga, adotou o local organizando não apenas artesanatos, mas também ofertando instruções para a culinária, praticando juntamente com as senhoras que ali frequentavam, receitas para doces caseiros.

No ano de 1985, a Professora Maria do Rocio Bevervanso a convite do Prefeito Acir Braga, assumiu o Departamento Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Turismo, que ao longo dos anos e com o apoio da servidora municipal Marlene dos Santos, foi reativando a biblioteca. Improvisaram uma estante com tábuas e tijolos, ganharam de doação uma mesa grande com dois bancos. Organizaram de imediato uma campanha para arrecadações de livros, e, aos poucos, o acervo foi sendo ampliado, com enciclopédias, revistas, livros científicos, gibis, entre outros. Permaneceu no mesmo espaço a Biblioteca por aproximadamente 8 anos e devido ao elevado número de exemplares ganhos, o local tornou-se pequeno e inviável. No ano de 1997 o então Prefeito Everson Kravetz fez a locação de uma residência à Rua Capitão João Pedro, nº 123, um sobrado em estilo de Castelinho, contendo uma fachada de pedras, transferindo todos os livros para o local.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Deixe um comentário