Prefeitura garante atendimento para pacientes com transtorno mental

A semana foi marcada com eventos recreativos e finalizou na comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental.

por Redação JB Litoral
10/10/2013 00:00 (Última atualização: 10/10/2013)

NULL

O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado desde 1992 com o objetivo de celebrar um atendimento mais humanizado, com atendimento multidisciplinar e um plano terapêutico e o resgate da cidadania como explicou a coordenadora do Centro de Atendimento Psicossocial de Paranaguá (CAPS), Cláudia Michelon.

Para comemorar a data, a Prefeitura de Paranaguá realizou uma série de eventos que terminaram nesta quinta-feira (10), Dia Mundial de Saúde Mental, com uma gincana no Grêmio Recreativo “José Vicente Elias”. Atualmente, a Prefeitura de Paranaguá atende a 174 pacientes no CAPS que fica ao lado do Centro de Diagnóstico João Paulo II, na Vila Divineia.

O evento realizado nesta quinta-feira mostrou jovens e adultos com dependência química, síndrome do pânico, psicose ou deficiência mental que têm no Centro de Atendimento Psicossocial profissionais para promover a busca pela recuperação deste ser humano.

Há pacientes que vão todos os dias, como explica a coordenadora. Tem pacientes que vão três vezes na semana e alguns que vão uma vez na semana, dependendo da gravidade do problema que o paciente enfrenta. Para atender aos pacientes, o CAPS tem sete profissionais nas áreas de psiquiatria, pedagogia, psicologia, terapia ocupacional e enfermagem. Os pacientes passam por atividades internas e externas.

“Promovemos visitas em museus, tem pacientes que fazem hidroginástica em parceria com a Educação e Fundesportes; reativamos a nossa horta, enfim, temos atividades externas para que eles possam estar ocupados e buscar a ressocialização”, destacou a coordenadora do Centro, Cláudia Michelon.

Deixe um comentário