Prefeitura inaugura CMEI no Jardim Iguaçu e abre 200 vagas para 2018

por Redação JB Litoral
25/12/2017 19:37 (Última atualização: 25/12/2017)

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, entregou o Centro Municipal de Educação Infantil “Denise Farias Alboitt”, localizado no Jardim Iguaçu, em solenidade que ocorreu na tarde desta sexta-feira (22).

Moradores do Jardim Iguaçu e bairros próximos passarão a contar com mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em 2018. A unidade, que leva o nome da professora Denise Farias Alboite, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (22), com a presença do prefeito Marcelo Roque, do vice-prefeito Arnaldo Maranhão, do presidente da Câmara Municipal, Marquinhos Roque, e da chefe do Núcleo Regional de Educação, Selma Camargo Meira, além de diversas outras autoridades e familiares da patrona. Lideranças comunitárias da região também acompanharam e agradeceram ao prefeito Marcelo pela inauguração, que de imediato supre a demanda por vagas na Educação Infantil para a região.

Com isso a comunidade da região passou a contar com cerca de 200 vagas para crianças de 0 a 4 anos. O padre Joaquim Parron, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, deu a bênção ao prédio durante a solenidade, que teve vários momentos de emoção, com apresentações artísticas em homenagem à patrona e aos familiares que estavam presentes.

A “creche”, como é mais conhecida, fica na Rua dos Jatobás e conta com um espaço amplo para atendimento das crianças. De acordo com a secretária de Educação, Vandecy Dutra, das 200 vagas, algumas serão em tempo integral e 20 educadoras infantis estarão atuando no novo espaço.

“É com uma satisfação enorme que entrego esta obra ao povo de Paranaguá. Tenho orgulho de ser prefeito desta cidade e poder contribuir com o desenvolvimento e educação de nossas crianças”, disse o prefeito Marcelo Roque, durante a solenidade de entrega.

O CMEI tem um bloco administrativo com uma secretaria, diretoria, sala de reunião, almoxarifado, instalações sanitárias masculino e feminino e ainda uma recepção.

Também tem um bloco multiuso contendo um laboratório de informática, uma sala de leitura e sanitários masculino e feminino, além dos que servem para portadores de necessidades especiais.

O prédio conta ainda com um bloco onde fica a pré-escola, com suas salas de aula, mais 2 salas de creche III, duas salas de creche II e mais duas salas de creche, um anfiteatro e pátio coberto.

As crianças que vão estudar no Cmei “Denise Farias Alboitt”, ainda contarão com pátio coberto, playground, um lactário, buffet, cozinha, vestiários, dispensa, depósito de materiais perecíveis, lavanderia, rouparia, uma área de serviço e estacionamento interno.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

A obra começou em 2011, mas estava parada no início deste ano. Foram feitas três visitas técnicas por profissionais do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) para dar continuidade e foram investidos R$ 546.500,00 de recursos próprios da Prefeitura para adequar a obra aos parâmetros exigidos.O CMEI já está com suas vagas, quase, completas. A central de matrículas está recebendo as inscrições desde o início de dezembro com o preenchimento de formulários por meio do pré cadastro que vem sendo realizado desde o chamamento feito em agosto.

Patrona
O Cmei leva o nome da professora e ex-servidora do município, Denise Farias Alboitt. Ela nasceu no dia 24 de novembro de 1965, tendo como pais Dalva Adriano e Agostinho Nemésio Farias, foi casada com Ariosvaldo da Silva Alboitt com quem teve dois filhos: Alana Farias Alboitt e Lucas Farias Alboitt.
Extremamente dedicada em tudo que fazia, seu amor pela educação ia além da sua carreira profissional. Desde pequena queria ser professora, viu em sua profissão a possibilidade de transformar vidas e foi o que fez. Formada no Magistério, cursou Pedagogia pela FAFIPAR, hoje UNESPAR, fez Pós Graduação em Educação também na FAFIPAR. Iniciou sua carreira profissional na Educação Infantil, onde trabalhou nas escolas Peixinho Sapeca e Pequeno Príncipe.
Já na rede pública, trabalhou como professora na Educação de Jovens e Adultos e na Escola Municipal Hugo Pereira Corrêa. Em seguida, foi coordenadora pedagógica na Escola Municipal Almirante Tamandaré. Foi convidada a assumir a direção do CMEI Anita Ribeiro Fontes.Em 2005 assumiu a direção da Escola Municipal em Tempo Integral Hugo Pereira Corrêa onde ficou por oito anos. Foi secretária Municipal de Cultura. Por fim, encerrou sua trajetória na Escola Municipal Eloina Loyola de Camargo Viana, no lugar onde mais gostava de estar, em sala de aula.

Seu espírito natural de liderança e a capacidade de extrair o melhor das pessoas fez com que ficasse marcada na História da Educação de sua cidade. Uma mulher de ação, temente a Deus e com valores inquestionáveis. Não media esforços para entregar o melhor para as crianças, pois acreditava que a Educação vai muito além do que se aplica na sala de aula, é de se preocupar com a história de vida do aluno e mudar o seu futuro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Paranaguá

LEIA TAMBÉM:

Creche do Jardim Iguaçu é o retrato do desperdício e mau uso de recurso público

Prefeitura desclassifica 1ª e 2ª empresas vencedoras e Ouro Verde fará obra do CME

Prefeitura investe meio milhão e concluirá creche de R$ 2,1 milhões em ParanaguáPrefeitura de Paranaguá já gastou mais de um milhão com Dispensa de Licitação

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments