Prefeitura regulamenta a passagem de veículos na passarela dos Valadares

Medida visa garantir a segurança dos moradores e deve melhorar o fluxo em horários de pico.

por Redação JB Litoral
11/09/2013 00:00 (Última atualização: 11/09/2013)

NULL

Com o objetivo de garantir a travessia segura dos 25 mil moradores da Ilha dos Valadares, o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, assinou decreto municipal que regulamenta o trânsito de veículos na passarela Antônio José Sant’anna Lobo Neto, que liga o continente à comunidade insulana.

O prefeito ressalta que “a medida é importante porque a estrutura, originalmente, não foi projetada para suportar um grande fluxo de veículos, o que pode trazer riscos à segurança da comunidade da ilha”.

A decisão, oficializada no Decreto 732/2013, foi tomada após estudo realizado pela Coordenadoria da Defesa Civil (Comdec), da Secretaria Municipal de Segurança (Senseg), durante a operação “Ilha Cidadã”, no qual se verificou um número elevado de carros transitando pela passarela.

Pelo decreto, fica proibido o trânsito de carros, veículos elétricos, de tração animal, reboque ou semirreboque sobre a passarela. Motos e bicicletas estão liberadas desde que empurradas (não montadas). O controle será feito pela Guarda Civil Municipal inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Carros usados por servidores públicos municipais no exercício da função serão liberados, bem como veículos particulares de vereadores, médicos do serviço público e oficiais de justiça no exercício das funções atribuídas ao cargo.

Carros particulares somente serão liberados em casos de atendimento urgente ou em que a pessoa apresente dificuldades de locomoção. “A orientação é para que os funcionários públicos que precisarem se deslocar até a Ilha optem por retornar fora dos horários de pico”, encerra o prefeito Edison Kersten, explicando que a medida, além de garantir a segurança de todos os usuários da passarela, deve facilitar o fluxo sobre a passarela.

Deixe um comentário