Prefeitura retira 68 toneladas de entulhos da Ilha do Mel em mutirões feitos neste ano

Somente em ação feita nesta semana, por equipes da Semma e Semapa, foram retiradas 18 toneladas de resíduos. 

por Redação JB Litoral
05/05/2016 08:00 (Última atualização: 05/05/2016)

NULL

Na última semana, a Prefeitura de Paranaguá, através das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Pesca, Abastecimento e Agricultura (Semapa), realizou um mutirão de limpeza na Ilha do Mel onde retirou 18 toneladas de entulhos. A ação faz parte de uma série de mutirões da localidade com foco na retirada de entulhos, algo feito pela primeira vez na história do município, visto que anteriormente só era feita a destinação de lixo doméstico para o continente. Ao todo, somente em 2016, a Prefeitura retirou 68 toneladas de resíduos da Ilha do Mel, uma determinação do prefeito Edison Kersten.

“Esta ação demonstra o empenho da nossa administração na limpeza pública de um dos pontos turísticos mais importantes do Brasil, algo que beneficia os turistas, comerciantes e moradores locais. Além do combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, os mutirões visam o respeito contínuo ao meio ambiente, que é extremamente rico na ilha e não pode ser afetado negativamente pelo ser humano com entulhos. A população e os turistas precisam se conscientizar e destinar seus resíduos de forma correta na Ilha do Mel e em todo o município”, afirma o prefeito Edison Kersten.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Adriana Maia Albini, somente neste último mutirão, foram eliminados 63 focos do Aedes Aegypti, algo que demonstra o combate à dengue, Zika vírus e chikungunya nesta ação de prevenção feita pelo município. “As secretarias estão atuando em conjunto e o objetivo é a limpeza contínua em todo o município. A Ilha do Mel está recebendo uma atenção especial da nossa administração. Além da limpeza, possíveis criadouros, como vasos e recipientes foram eliminados pelas equipes. O serviço continuará a ser realizado mensalmente por equipes da Semma e Semapa nas localidades da Encantadas e Brasília, bem como em todos os pontos da ilha”, completa.

Ao todo seis ações foram feitas pela Semapa e Semma somente neste ano, onde todas as residências e pousadas foram visitadas pela Prefeitura na Ilha do Mel, uma operação conjunta única na história de Paranaguá. Mesmo com o fim dos mutirões, a Prefeitura continuará fazendo um monitoramento contínuo. Além disso, vale ressaltar que os resíduos são retirados da ilha pro meio de balsas, que encaminham os entulhos para o aterro sanitário que presta serviço aos município no continente”, finaliza o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Silvio Maurício Bezerra Geraldo.

Deixe um comentário