Prefeituras do litoral passam por transição de mandato Executivo

por Redação JB Litoral
11/12/2020 10:19 (Última atualização: 11/12/2020)

Pontal, Morretes, Matinhos e Guaraqueçaba optaram por mudança política

Por Ricardo Vieira

Nas eleições municipais, no dia 15 de novembro, três prefeitos foram reeleitos. Em Guaratuba, o prefeito Roberto Justus (DEM) foi reconduzido para mais quatro anos de mandato. Ele teve 55,4% da preferência do eleitorado. 

Outro candidato, o atual prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), foi reeleito com quase 50% dos votos.  A confirmação de sua candidatura saiu na quinta-feira (3), depois de ser julgada pelo TRE-PR. Por unanimidade, os desembargadores derrubaram a alegação da inconstitucionalidade pelo 3º mandato familiar. 

Teve reeleição também em Antonina, com o prefeito Zé Paulo (PSD), obtendo quase 60% dos votos válidos.   

Já nos demais municípios do litoral, haverá mudanças nos grupos políticos atuais: 

Morretes  

MORRETES 01.jpg

Em Morretes, Junior Brindarolli (PSD) foi eleito com uma vantagem de 20% dos votos para o segundo colocado, o atual prefeito Marajá (Podemos), que deixa a prefeitura no dia 1º de janeiro. A equipe de transição já está trabalhando para a mudança de comando no executivo municipal. “Está sendo uma transição tranquila, tanto o atual prefeito quanto a sua equipe, estão sendo solícitos na passagem administrativa do município”. Comenta o prefeito eleito, Junior Brindarolli. 

Matinhos 

MATINHOS.jpg

A grande surpresa das eleições no litoral foi em Matinhos, onde o vereador Zé da Ecler (Podemos) derrotou o ex-prefeito do município, Eduardo Dalmora (PL). Ele foi eleito com quase 8 mil votos.  

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

A partir de 1º de janeiro, Zé da Ecler assume a prefeitura no lugar de Ruy Hauer Reichert (PL). “Estou muito feliz em assumir a prefeitura de Matinhos. É um grande desafio e estou preparado para dar o melhor de mim para o município”. Comenta o prefeito eleito, Zé da Ecler. 

14 pessoas fazem parte da equipe de transição, sete indicados pelo atual prefeito e outras sete, pelo prefeito eleito, que acredita que não haverá problemas em obter as informações necessárias para assumir o cargo. “Com tudo informatizado e as informações no Portal de Transparência, não acho que tenhamos problemas na transição”complementa Zé da Ecler. 

Guaraqueçaba 

GUARAQUEÇABA.jpg

Vitória apertada em Guaraqueçaba, a ex-prefeita Lilian Ramos Narloch (PSC) venceu o atual prefeito Ariad Junior (PSD), com uma vantagem de 3% dos votos. Lilian assume novamente a prefeitura da cidade turística, em 1º de janeiro. De acordo com a prefeita eleita, não está sendo feito nenhum processo de transição para a troca dos prefeitos.  

Pontal do Paraná 

PONTAL DO PARANÁ.jpg

Em Pontal do Paraná, Rudão Gimenes (MDB) levou a prefeitura, com 46% dos votos válidos. Filho do ex-prefeito Rudisney Gimenes, já falecido, Rudão assume a prefeitura a partir de 1º de janeiro no lugar do prefeito interino, Fabiano Maciel, ex-presidente da Câmara de Vereadores, que herdou o cargo em fevereiro deste ano, depois que o prefeito Marcos Casquinha e o vice-prefeito Fabio de Oliveira, foram cassados pela Justiça. 

O prefeito em exercício, Fabiano Alves Maciel (PV), o Binho, entregou o relatório de gestão administrativa, com balanços e informações sobre todos os setores do executivo, para que a equipe do prefeito eleito possa analisar todo o panorama atual da Prefeitura. “Passamos todas as informações necessárias para o Prefeito Rudão e sua equipe de transição. Entregaremos um município com diversos avanços realizados. Sendo pontalense de coração, desejo sucesso ao novo gestor, para que continue trilhando o caminho do desenvolvimento de nossa querida cidade”, destacou Maciel. 

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments