Presidente da Câmara de Morretes, pastor Deimeval, está com Covid-19, mas se recupera bem

por Redação JB Litoral
28/07/2020 16:56 (Última atualização: 28/07/2020)

Pr. Deimeval está se recuperando da Covid-19 em casa, em isolamento domiciliar.

No último sábado (25), o pastor Deimeval Borba (PSC), presidente da Câmara Municipal de Morretes, foi confirmado com o novo coronavírus (Covid-19). Aos 64 anos, o vereador faz parte do grupo de risco para a doença, mas, segundo ele, está tendo uma boa recuperação, sem necessidade de internamento hospitalar.

Em isolamento domiciliar até o dia 05 de agosto, o pastor informa que está sentindo apenas “alguma fraqueza, tosse e garganta irritada”. Seguindo orientações médicas, pessoas próximas a ele foram submetidas ao exame e estão em quarentena domiciliar até a divulgação dos resultados.

Segundo Deimeval, os sintomas do coronavírus foram percebidos na sexta-feira (24) e, no dia seguinte (25), ele realizou o teste, que teve o resultado divulgado no mesmo dia. A respeito da Sessão Extraordinária realizada na Câmara de Vereadores na quinta-feira (23), a qual ele presidiu, o pastor informa que participaram do encontro “apenas três funcionários e nove vereadores, mas eu não era caso suspeito e nem tinha sintomas. Os que estiveram na reunião fizeram os testes e aguardam os resultados”, diz.

No entanto, um profissional de saúde, que prefere não se identificar, denunciou, ao JB Litoral, que o vereador já apresentava sintomas desde terça-feira (21) e que realizou o teste para o coronavírus na quinta-feira (23), com a confirmação do resultado na sexta-feira (24).

Câmara suspendeu atendimento presencial em março

Com relação à confirmação da doença pelo presidente, a assessoria de imprensa da Casa de Leis esclarece que a Câmara suspendeu o expediente presencial desde o dia 18 de março, início da pandemia. “As atividades legislativas e administrativas estão sendo desempenhadas de forma remota. Inclusive, na última quinta-feira (23), foi realizada Sessão Extraordinária para aprovação de projetos fundamentais ao interesse do município. Por esta razão, informamos que, embora tenhamos uma confirmação de vereador que testou positivamente para o coronavírus, os demais parlamentares e servidores já vinham tomando todas as medidas de segurança e distanciamento”, afirma.

Além disso, o Poder Legislativo considera que a positivação do pastor Deimeval tenha sido um “caso isolado”. Ademais, o prédio permanece fechado ao público em geral, somente prestando atendimento digital por meio do WhatsApp 41 3462-1386, do e-mail [email protected] e das redes sociais.

O presidente ressalta que a infecção, provavelmente, se deu em ambiente familiar.

O JB Litoral procurou, ainda, a Secretaria Municipal de Saúde, para falar a respeito do assunto, alertando sobre os devidos cuidados necessários para o enfrentamento e prevenção ao coronavírus. No entanto, até o fechamento desta reportagem, não houve retorno, uma vez que a secretária Lucia Shingo apenas informou que estava participando de uma reunião em Antonina.

Atualizada às 18h30 – De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lucia Shingo, o vereador procurou atendimento no Centro de Enfrentamento de Casos Suspeitos Covid-19, de Morretes, na data de 25 de julho.

Na ocasião, o paciente apresentou resultado de exame realizado em laboratório particular, confirmando estar infectado com o vírus. A partir desse momento, foram adotados os protocolos de atendimento médico e acompanhamento pela Coordenação de Vigilância em Saúde“, diz.

Além disso, em relação à coleta de exames e investigação dos comunicantes, ela afirma que todos foram atendidos individualmente e orientados para o isolamento, outros para automonitoramento, incluindo os demais vereadores, colaboradores e familiares que tiveram contato direito com o paciente na última semana.