Presidida por Paranaguá, Abitur realiza reunião em Brasília

Presidente de honra da entidade, prefeito Edison Kersten participou do encontro, que serviu para discutir soluções para os destinos turísticos associados à entidade. Hoje haverá novo encontro no Ministério do Turismo.

por Redação JB Litoral
14/05/2014 00:00 (Última atualização: 14/05/2014)

NULL

Durante a reunião, dirigentes e assessores debateram soluções a curto, médio e longo prazo para a coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação de lixo e recicláveis, temas sempre muito caros quando o assunto é turismo ecológico em Ilhas Turísticas. As propostas serão aprofundadas, procurando tornar as Ilhas da Abitur uma referência no tema da sustentabilidade aliada ao Turismo. 

Os representantes da Abitur também debateram estratégias para alcançar uma cadeira no Conselho Nacional de Turismo, um dos objetivos da Instituição. 

Ainda na tarde de ontem, a comissão representante da Abitur foi recebida no gabinete da Vice-Presidência da República pelo assessor de relações institucionais Guilherme Quintão. Hoje (13), a diretoria da Abitur será recebida no Ministério do Turismo para tratar de assuntos de interesse da entidade. 

Acompanham o prefeito Edison em viagem oficial o secretário municipal de Governo, Roberto Ramos, o secretário municipal de Comunicação, Maurício Vitor, e o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Gutierrez Júnior. 

Abitur 

Fundada em 23 de abril, a Abitur (Associação Brasileira de Ilhas Turísticas) agrega ilhas brasileiras com grande fluxo de turistas e tem o objetivo de ser o órgão representativo de seus interesses e necessidades. A ideia foi encabeçada por Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), tendo em vista a importância turística da Ilha do Mel. 

Desde os seus primeiros desenhos, a Abitur recebeu a chancela oficial do Ministério do Turismo (MTur). 

As primeiras ilhas a integrarem a nova associação são a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Paraná; a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco; Ilhabela, em São Paulo; Ilha Grande, no Rio de Janeiro e a Ilha do Marajó, no Pará. 

Todas elas receberam apoio de suas administrações municipais. Fernando de Noronha é representada por Romeu Baptista, da Secretária de Estado de Turismo de Pernambuco; Ilhabela tem como representante o secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger; Ilha Grande, no Rio de Janeiro, é representada por Silvia Rubio, presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis e, no caso de Marajó, o apoio vem diretamente do prefeito do município de Soure, João Luiz Melo. A parnanguara Ilha do Mel é representada pelo presidente da Fumtur, Rafael Gutierrez Júnior e pelo prefeito Edison Kersten, presidente de honra da Abitur. 

Para municípios que tenham ilhas turísticas e que queiram aderir à Abitur, o telefone de contato é o da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur): (41) 3420-2940.

Deixe um comentário