Profissional de saúde da UBS do CAIC testa positivo para coronavírus – unidade passa por desinfecção

por Luiza Rampelotti
11/05/2020 17:59 (Última atualização: 11/05/2020)

Unidade básica do CAIC fica na Rua José Bento Marcelino Filho, 566

De acordo com a prefeitura de Paranaguá, uma profissional municipal de saúde está contaminada com o novo coronavírus (Covid-19). O resultado do exame da mulher saiu na última sexta-feira (08) e, apesar de positivo, sua situação não é grave. Ela se encontra em isolamento em sua residência e passa bem.

A profissional atua na Unidade Básica de Saúde Sueli Dutra Alves, mais conhecida como UBS do CAIC, localizada no Bairro Nilson Neves. Como medida de prevenção aos demais colegas de profissão e pacientes da unidade, a UBS está fechada, passando por desinfecção para eliminar qualquer foco viral, a partir desta segunda-feira (11). Com o passar do tempo e finalização do protocolo de desinfecção, a unidade de saúde será reaberta.

A prefeitura informa que uma equipe do Setor Municipal de Epidemiologia está acompanhando a situação e o isolamento da paciente, além de realizar todo o bloqueio epidemiológico para verificação de demais pessoas que tiveram contato com a profissional.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, a contaminação de profissionais é algo esperado em qualquer parte do país e do mundo quando se trata de pandemia. “Infelizmente, essa contaminação é esperada. Mas, a população que utilizava os serviços na unidade do CAIC pode ficar tranquila, porque todas as medidas de prevenção, como distanciamento adequado e uso de equipamentos de proteção individual, foram utilizados”, diz.

Ela destaca, ainda, a respeito da segurança das unidades de saúde, a fim de não ser um foco de contágio do vírus. “Lembramos que as UBS são pensadas para ser um lugar seguro, ou seja, não há motivo para preocupação. No dia a dia das pessoas e em seu movimento social, há outros locais que são comumente visitados e têm um grau de risco muito maior do que as unidades de saúde”, conclui.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá