Projeto “Livros nas praças” terá atividades até dia 30 em Paranaguá

Projeto é apoiado pelas empresas Mosaic Fertilizantes/Instituto Mosaic e Korporativa Marketing, em parceria com a Prefeitura. Patrocínio é do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

por Redação JB Litoral
22/06/2016 16:38 (Última atualização: 22/06/2016)

NULL

Foto: PMP 

Foi lançado na tarde desta segunda-feira (20) o projeto “Livros nas praças”, uma ação que tem apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e está sendo promovido por meio das empresas Mosaic Fertilizantes/Instituto Mosaic e Korporativa Marketing, junto com o Ministério da Cultura (MinC), com recursos da Lei Rouanet. O ônibus-biblioteca itinerante conta com 2.000 livros para empréstimo gratuito à população e também estão programadas atividades culturais até o dia 30. 

Projeto “Livros nas praças” terá atividades até dia 30 em Paranaguá 2O veículo está estacionado nos fundos do Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, na Praça João Gualberto, Centro de Paranaguá. A expectativa é que 25 escolas municipais participem das atividades, que são totalmente gratuitas.

Serão entregues brindes e petiscos aos alunos. No lançamento estavam presentes dezenas de alunos da Escola Municipal Manoel Viana, que estavam acompanhados de alguns professores. Eles conheceram as instalações do ônibus e também assistiram a uma apresentação teatral. O horário de atendimento será das 10h às 16h. Esta é a primeira vez que o projeto é realizado no Paraná, mas já passou por São Paulo, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina e Bahia. Bastante incentivada pela administração do prefeito Edison Kersten, a leitura é fundamental para a vida de qualquer pessoa e, quando estimulada na mais tenra idade, ajuda no desenvolvimento intelectual, lembra a secretária municipal de Educação, Hilda Maria Leite Werner. “Em meio a tantas ferramentas tecnológicas disponíveis deixou-se de lado um pouco o hábito de ler. Mas há tantos instrumentos, através de gibis, revistas e outros documentos, que podem trazer esse hábito para nosso cotidiano, destacou a secretária. 

Para o prefeito Edison, o projeto “é um exemplo da importância das parcerias entre a iniciativa privada e o poder público para beneficiar a população”. “Estamos oferecendo toda a estrutura necessária para que o ônibus-biblioteca se instale por esses 10 dias na cidade e assim possa beneficiar nossas crianças das escolas municipais e a população em geral. Além desse incentivo vale lembrar que temos um trabalho forte com o incentivo à leitura, que envolve toda a rede educacional”, destacou o prefeito.

Projeto “Livros nas praças” terá atividades até dia 30 em Paranaguá 3O gerente do Terminal Portuário Mosaic, Fernando Fiorucci, disse que é uma honra para a empresa disponibilizar milhares de livros para crianças, jovens e adultos e a todas as pessoas da comunidade de Paranaguá. “A Mosaic acredita muito que a leitura é a base sólida da educação, promove a imaginação, a criatividade”, declarou o dirigente. 

Segundo Fiorucci, a empresa realiza ações que envolvem não somente o incentivo à leitura, mas também a capacitação de educadores e monitoramento do aprendizado. “Ainda buscamos o desenvolvimento e capacitação de liderança local para, que junto com a empresa, trabalhe em desenvolvimento sustentável. Realizamos capacitação de jovens e adultos na inserção no mercado do trabalho e além disso incentivamos nossos funcionários para atuarem como voluntários nas comunidades em que a empresa atuam”, comentou o gerente. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Prefeitura de Paranaguá

Deixe um comentário