“Quero voltar a garantir a educação de qualidade”, diz candidato Baka Filho

por Maisy Pires
03/11/2020 09:47 (Última atualização: 03/11/2020)

José Baka Filho é candidato pelo PDT

Visando a proximidade do primeiro turno das eleições municipais deste ano, que acontecerá no dia 15 de novembro, a equipe de jornalismo do JB Litoral elaborou cinco perguntas embasadas no plano de governo dos candidatos a prefeito de Paranaguá.

O entrevistado desta terça-feira (3) é o candidato José Baka Filho (PDT). Confira

Tema: saúde

  1. Segundo o seu plano de governo, se eleito, você buscará para a área da saúde “uma cidade que previna, informe, cuide do bem-estar e promova a saúde de seus cidadãos”, dentro disso, quais são os seus principais projetos para a área?

Resposta: Vamos focar a rede de atenção à saúde, com a ampliação do programa Saúde da Família, com equipes completas e atendimento em horário estendido. Vamos implantar a Clínica da Mulher e da Criança, que irá oferecer atendimento integral, desde a prevenção até a assistência ao parto e puerpério, buscando reduzir taxas de mortalidade infantil e materna. Vamos priorizar ações de prevenção, proteção da saúde e qualidade de vida, por meio de espaços para estímulo à alimentação saudável, combate a obesidade, tabagismo, uso abusivo de álcool e drogas, entre outros. Faremos o reordenamento da Atenção à Saúde Mental, com a implantação de serviços para os públicos infantil e de pessoas com problemas decorrentes do abuso de álcool e drogas. Vamos investir na rede urgência, emergência e de atenção hospitalar, para a humanização do atendimento da UPA. Vamos articular ações e manter a infraestrutura para que todos tenham acesso aos serviços e especialidades médicas em todos os níveis de complexidade.

Tema: educação

  1. “Uma cidade que se levante contra o analfabetismo” é um dos seus propósitos, de acordo com o plano de governo, qual seria o caminho para que Paranaguá alcance esse objetivo?

Resposta: No CENSO 2010, como resultado das boas políticas de educação implantadas durante a minha gestão, Paranaguá foi considerada uma das 15 cidades do Paraná que erradicaram o analfabetismo. Nessa linha, quero voltar a garantir a educação de qualidade, inclusiva e democrática, promovendo o acesso, a permanência e a proteção da primeira infância e de todas as etapas do ensino. Vamos retomar a educação integral, com infraestrutura adequada e currículos que permitam à criança o brincar e a alfabetização, em especial nos aspectos relacionados ao desenvolvimento físico, cognitivo e pedagógico das nossas crianças. Vamos construir novos Centros Municipais de Educação Infantil, para atender a demanda reprimida, e uma nova Escola Municipal e Complexo Esportivo para atender a região de Alexandra. Vamos manter uma gestão plena, com a construção, reforma e manutenção dos prédios escolares, o provimento de materiais pedagógicos e de consumo, e disponibilização de recursos tecnológicos e internet gratuita.

Tema: segurança

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

  1. No seu plano de governo você diz que usará a tecnologia a favor da segurança, como? Quais são seus projetos em relação a isso?

Resposta: Precisamos cuidar das pessoas e esse será o foco da minha gestão. Queremos fortalecer a sinergia entre as forças policiais por meio da consolidação de uma gestão integrada municipal e a partir de um amplo diagnóstico da dinâmica da violência e do crime em nossa cidade. Vamos usar as novas tecnologias de inteligência policial para inibir a violência, sendo central no nosso projeto a implantação de um sistema de videomonitoramento integrado, por meio de câmeras instaladas em locais prioritários, como locais de grande tráfego de pessoas, entradas e saídas das escolas, em locais do patrimônio público, entre outras. Estaremos atentos as ações preventivas e ações sociais, pois a violência é multicausal e requer a cooperação dos diversos órgãos públicos. Vamos valorizar a segurança escolar, programas de mediação de conflitos, a patrulha guardiã da Lei Maria da Penha, o policiamento preventivo, a fiscalização e orientação no trânsito e outras ações interdisciplinares.

Tema: geração de emprego e renda

  1. Se eleito, você ressalta no seu plano de governo que irá “incentivar pequenas, médias e grandes empresas em nossa cidade”, como fará esse incentivo?

Resposta: Vivemos um momento de incertezas e o próximo governo municipal vai encontrar grandes desafios por conta da pandemia e da redução da atividade econômica. Teremos que adotar projetos e perspectivas de crescimento em um cenário conservador e com indicadores macroeconômicos negativos. Vamos criar condições para atrair novas empresas, uniformizar os incentivos fiscais, promover a desburocratização e focar nas cadeias e arranjos locais produtivos, criando um ambiente para o empreendedorismo, oferecendo apoio para o acesso ao crédito e a assistência técnica. Queremos atrair empresas de tecnologia como alternativas às atividades ligadas ao Corredor de Exportação, estabelecer o Condomínio Industrial do Imbocuí e incentivar as atividades ligadas ao turismo e gastronomia.

Tema: equipe de trabalho

  1. A equipe de secretários é o braço direito do prefeito durante o governo, qual critério usará para montar a sua?

Resposta: Quero defender um governo local forte para realizar o planejamento e a gestão, não apenas limitado no tempo e superando a lógica do mandato, mas visando promover avanços e impedir retrocessos, sempre buscando elevar o acesso e a qualidade das políticas públicas do município. Para alcançar esses objetivos preciso ter uma equipe de secretários competente e alinhada com a visão de futuro que tenho para uma Paranaguá Moderna e Inovadora. Farei indicações técnicas, de profissionais qualificados e com experiência na área em que irão atuar, que tenham foco no zelo pela coisa pública e, principalmente, tenham um perfil de liderança e de enfrentamento dos desafios para formular políticas e atuar de forma integrada. Quero promover e incentivar uma grande aliança em Paranaguá, alcançando as mais diversas correntes políticas, de forma a eliminar as disputas e entraves que, eventualmente, venham a atrapalhar o desenvolvimento pleno de nossa cidade.

Ordem das publicações:

*Devido ao feriado de Finados (2), houve alteração na ordem das publicações.

  • DIA 26 – JULINHO LIMA (Patriota)
  • DIA 27 – MARCELO ROQUE (Podemos)
  • DIA 28 – MANOEL BARBOSA (PCdoB)
  • DIA 29 – MARCO SUKITA (PV)
  • DIA 30 – ADRIANO RAMOS (Republicanos)
  • DIA 3 DE NOVEMBRO – JOSÉ BAKA FILHO (PDT)
  • DIA 4 DE NOVEMBRO – PICHACO (DEM)
  • DIA 5 DE NOVEMBRO – ALCEU MARON FILHO (PROS)
  • DIA 6 DE NOVEMBRO – FABIANO ELIAS (Cidadania)

Matérias relacionadas

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments