Rede Estadual de Ensino anuncia aulas online

por Maisy Pires
06/04/2020 15:47 (Última atualização: 10/04/2020)

Mais de 1 milhão de alunos passarão a ter aulas a distância a partir desta semana.(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (6) a Secretaria de Estado da Educação (SEED) informou que iniciou a implantação de pacote de ações que compõem o EAD Aula Paraná. Ou seja, os mais de 1 milhão de alunos passarão a ter aulas a distância a partir desta semana. Segundo a SEED, as escolas serão reabertas quando a situação for considerada segura pelas autoridades sanitárias.

Nesses primeiros dias, as aulas são transmitidas na TV aberta e no YouTube. Na televisão, a transmissão ocorre em multicanais da RIC TV, afiliada da Rede Record no Paraná. Já no YouTube, a transmissão é realizada nos mesmos horários da televisão. Os vídeos no YouTube já estão no ar e os links dos canais por região do Paraná, a grade horária e os links para as aulas no YouTube estão disponíveis no site da SEED.

Aplicativo

Além desses canais, os estudantes também poderão acompanhar as aulas pelo aplicativo Aula Paraná (que já pode ser baixado para Android e iOS). No aplicativo, além de acompanhar as aulas nos mesmos horários da televisão, o estudante poderá interagir com os professores e colegas em um chat em tempo real. De acordo com a Secretaria de Estado o aplicativo não vai consumir dados 3G e 4G, pois a pasta está providenciando pacotes de dados junto a todas as operadoras de telefonia.

Presença será registrada

A SEED explicou ainda que as presenças dos alunos serão computadas de acordo com as atividades propostas pelas aulas na TV, pelo celular e pelo computador, e entregues on-line. Alunos que não têm acesso à internet poderão entregar as atividades no papel em seus colégios, nos mesmos dias de entrega das merendas ou até sete dias depois que as aulas voltarem a normalidade.

Alunos que não têm acesso nem à TV e nem à internet poderão retirar as atividades propostas quinzenalmente na escola, no dia da retirada da merenda, e entregar na próxima quinzena ou até 7 dias após a retomada das aulas normalmente.

Ensino Médio 

A SEED salientou ainda que alunos do Ensino Médio que trabalham e não conseguem liberação de seus empregos para acompanhar as aulas nas transmissões ao vivo poderão assistir às aulas posteriormente, no YouTube, e fazer as atividades pelos aplicativos Aula Paraná e Google Classroom, que estão em implementação essa semana. A SEED estuda ainda a possibilidade de reprisar à noite, nos multicanais da TV Record / RIC Paraná, as aulas do EM, principalmente 3º ano. Essa definição será tomada nessa semana.