PUBLICIDADE

Resultado do feriado: Pontal do Paraná confirma três casos de coronavírus

por Luiza Rampelotti
11/05/2020 19:12 (Última atualização: 11/05/2020)

Secretária de saúde conta que os três casos positivos são da mesma família. Foto: Reprodução/Facebook

Após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus em Pontal do Paraná, divulgado no sábado (09), mais duas pessoas testaram positivo para a doença, de acordo com informações da prefeitura, nesta segunda-feira (11). A secretária municipal de Saúde, Patrícia Pinheiro, informa que os três pacientes são da mesma família.

De acordo com ela, todos os familiares se encontram estáveis e estão sendo monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Os pacientes passam bem. A maior preocupação é com o senhor de 73 anos, que tem pressão alta, mas não está apresentando nenhum sintoma e também está bem”, diz.

Patrícia explica que, nesta segunda-feira (11), os três familiares completaram 11 dias de sintomas, ou seja, foram contaminados no dia 30 de abril. “Os pacientes estão recebendo todo o atendimento prestado pela secretaria de saúde, inclusive, com psicólogos. Temos outros pacientes que estão sendo investigados e monitorados que também estão sendo atendidos pela equipe”, diz.

Diante dos três casos confirmados, a secretária pede o auxílio da população para que continuem praticando o distanciamento social e evitando aglomerações. “Quando precisar sair, que seja somente em último caso, e sempre usando a máscara de proteção, passando álcool em gel nas mãos, porque, até o momento, esta é a única forma de prevenção”, conclui.

Resultado do feriado de 01º de maio

O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Jaime Luiz Cousseau, comenta que os casos confirmados são o resultado da visita de turistas à cidade no feriado do Dia do Trabalho (01º de maio).

Naquela semana, o JB Litoral trouxe uma reportagem informando que, mesmo com o fechamento das praias do litoral do Paraná por decretos municipais, o feriado prolongado, que se iniciou na sexta-feira (01), aumentou a movimentação da BR-277, sentido às praias. Entre quinta-feira (30 de abril) e sábado (02), cerca de 29 mil veículos desceram a Serra do Mar.

Resultado do feriado: Pontal do Paraná confirma três casos de coronavírus 2
Na sexta-feira (01), uma fila de carros chegou a se formar na PR-407, estrada que dá acesso aos balneários do litoral. Foto: E+ Notícias

Pontal do Paraná registrou um aumento de 30% no número de carros na cidade durante aquele final de semana, e a Guarda Municipal e a Polícia Militar tiveram que reforçar as rondas nas praias. No dia 01º, Cousseau declarou que estava apavorado com o alto número de turistas no município.

Infelizmente, uma menina, moradora de Curitiba e profissional de saúde lá, saiu da capital para visitar os parentes aqui, durante o feriado, e contaminou a própria família. É o pai dela, a irmã, a mãe e ela que estão contaminados, mas ela consta nos registros de Curitiba”, diz o secretário.

Ele informa, ainda, que a mulher, que veio de Curitiba já infectada, passou pela barreira sanitária realizada pela prefeitura na entrada da cidade, no dia 30 de abril, mas não apresentou nenhum sintoma. “A gente até tentou fechar a rodovia para não permitir que turistas acessassem o litoral durante o feriado, mas os juízes não permitiram”, afirma.