Resultados dos testes de Covid-19 são informados por ligação e e-mail

por Redação JB Litoral
12/01/2021 22:21 (Última atualização: 2 semanas atrás)

A equipe entrará em contato para informar o resultado e conversar com o paciente (Foto: PMP)

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

A prefeitura de Paranaguá divulgou em seu site que as pessoas que realizaram coleta de Swab (RT-PCR) para detecção da Covid-19 receberão a ligação da equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde após o resultado do exame. Aqueles pacientes que informaram seu e-mail durante a consulta e coleta também receberão o resultado pelo endereço eletrônico indicado.

Segundo a prefeitura, o município faz a coleta, mas é o Estado que realiza o exame encaminhado por todas as cidades paranaenses aos laboratórios credenciados pelo Governo do Paraná. O resultado leva, em média, de 10 a 14 dias para ocorrer.

“É importante que as pessoas que realizaram a coleta aguardem o contato do monitoramento. A equipe informará o resultado do exame. Pedimos que os pacientes evitem ligar para o departamento para que não ocorra congestionamento nas linhas”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Maristela Cerqueira.

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Quando ocorre a consulta e coleta para exame de Covid-19, o paciente assina um termo de responsabilidade informando que permanecerá em isolamento para que não transmita o vírus a outras pessoas. É um período de 14 dias. “Como a pessoa precisa permanecer em isolamento para evitar a disseminação da doença, o cidadão não deve ir a Secretaria Municipal de Saúde para buscar seu resultado. A equipe entrará em contato para informar o resultado e conversar com o paciente”, ressalta.

O paciente deve apenas sair do isolamento no caso de necessitar de nova consulta em decorrência de sintomas. “Se precisar de atendimento ele pode dirigir-se a Arena Albertina Salmon”, informa Maristela Cerqueira.

O setor de monitoramento tem enfrentado algumas situações que dificultam o atendimento ao paciente. “Continuamos com o problema de pacientes informarem na consulta números de telefones que não existem, estão desligados ou não recebem ligações convencionais. Essas situações afetam um trabalho que é exclusivamente direcionado ao cidadão e o cuidado com sua saúde neste momento de pandemia”, enfatiza a superintendente.

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