Rio é interditado em Guaratuba por vazamento de produto tóxico

por Redação JB Litoral
12/04/2018 11:35 (Última atualização: 12/04/2018)

Nesta quarta-feira (11), o Ibama do Paraná (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), emitiu portaria proibindo usabilidade do rio São João, no município de Guaratuba. A decisão, divulgada pelo superintendente Julio Gonchorosky, ocorreu após vazamento de Osmose K33, um produto fungicida e inseticida, com grande impacto tóxico, utilizado com muita segurança nas Usinas de Preservação de Madeiras. Além do produto, um acidente também fez com que diesel fosse derramado no rio. A portaria não permite nenhuma atividade de pesca, irrigação e de recreação.

Rio é interditado em Guaratuba por vazamento de produto tóxico 4

Segundo informações dos órgãos, a ação reforçará um trabalho entre as prefeituras de Guaratuba (litoral do Paraná) e Garuva (litoral de Santa Catarina), para orientar a população dos municípios e turistas a não utilizarem de forma alguma o São João. Ainda não existem informações precisas sobre a extensão e a quantidade de contaminação no rio.

Ainda segundo o Ibama, a revogação da proibição está condicionada aos resultados de amostras de qualidade de água, a serem realizadas pelo Instituto Ambiental do Paraná. As limpezas estão sendo conduzidas pelas duas prefeituras, os principais órgãos ambientais e de defesa civil do Paraná e de Santa Catarina, além de empresas contratadas pela concessionária da rodovia e pelas companhias de transportes responsáveis pelos caminhões que derramaram o produto.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Rio é interditado em Guaratuba por vazamento de produto tóxico 5

Fotos: Prefeitura de Garuva.
Da redação com informações da Prefeitura de Garuva e do Bem Paraná.

Deixe um comentário