Secretaria de Comunicação, uma conquista da imprensa na Prefeitura

por Redação JB Litoral
18/09/2013 00:00 (Última atualização: 18/09/2013)

NULL

Desde sua criação, o setor de informação da prefeitura de Paranaguá, apesar da importante função de ser a voz e o elo do Poder Executivo com a população, sempre teve status de secretaria, mas na prática o cargo jamais foi de agente político e sim da esfera de diretoria na prefeitura de Paranaguá.

Cobrado dos prefeitos que passaram pelo Palácio São José, a partir da gestão de José Baka Filho (PDT) pelo editor do Jornal dos Bairros, o jornalista Gilberto Fernandes, para que o departamento fosse elevado a condição de secretaria e, o seu responsável, passasse a responder como agente político, diante da importância e disponibilidade de tempo que o cargo exige, somente nesta gestão isso tornou realidade, através do prefeito Mário Roque (PMDB).

Cabe a Secretaria de Comunicação, entre outras as atribuições, ser o elo de informação das ações de todos os setores da administração pública para a população, quer através do Portal Público e o da Transparência, Diário Oficial 29 de Julho, assim como dos diversos veículos de comunicação em atividade no município, de forma institucional, democrática e transparente.

A partir da institucionalização como Secretaria de Comunicação, o jornalista e radialista Alexandre Motta se tornou o primeiro secretário da pasta, atuando até o mês de julho. Atualmente o secretário de Comunicação é o funcionário de carreira, o jornalista Osvaldo Capetta.

Com a elevação para secretaria, a pasta ganhou nova acomodação e, hoje, funciona na sala que, na gestão anterior, servia como gabinete do vice-prefeito. Além de Osvaldo, integra a Secretaria de Comunicação, as jornalistas Suzane Cicarello, Luciane Chiarelli e Marcos Silva, na edição Renan França e Márcio Guimarães, o cinegrafista Edson de Jesus, a administrativa Adrielle Carneiro e o estagiário Andersen Muraski.

 

Deixe um comentário