Secretaria de Saúde divulga boletim oficial de casos de dengue em Paranaguá

Desde agosto de 2015, 675 diagnósticos positivos foram registrados no município. 

por Redação JB Litoral
20/01/2016 10:00 (Última atualização: 20/01/2016)

NULL

Nesta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou o novo relatório oficial dos casos de dengue em Paranaguá. Ao todo, foram registrados desde agosto de 2015, um total de 675 casos de dengue no município. Desses casos, 663 são autóctones (contraídos no próprio município), dois foram importados de outros municípios de Foz do Iguaçu e de Itajaí – SC.

Além disso, cinco diagnósticos positivos advém de moradores de Matinhos (1), Brasília (1), Antonina (1) e Guaraqueçaba (1). Outros cinco casos tiveram como local de infecção o município de Paranaguá, porém são de residentes de Antonina (01), Guaraqueçaba (1), Curitiba (2) e Morretes (1).

A Semsa ressalta que está investigando uma possível terceira morte em virtude da dengue, confirmando somente os dois óbitos ocorridos no início de janeiro e já divulgados neste mês. Ao todo, 757 notificações foram descartadas e não tiveram diagnóstico positivo da doença. O boletim foi assinado pela enfermeira do Departamento de Epidemiologia, Isabele Antoniacomi.

AÇÕES CONTÍNUAS DA PREFEITURA CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Paranaguá está atuando constantemente na luta contra a dengue. As unidades de saúde e o Pronto Atendimento 24 horas da Baduca estão atendendo todos os casos de suspeita da doença, com tratamento médico e hidratação já na chegada ao local, independente do resultado do diagnóstico. Na próxima semana, um Centro de Referência no tratamento aos pacientes com dengue será instalado no prédio ao lado da Baduca, bem como a localidade contará com um Hospital de Campanha instalado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Recentemente a Prefeitura recebeu cerca de R$3,9 milhões da Sesa para o combate à dengue. Esse valor será usado para a contratação de médicos e profissionais de saúde para atendimento nas unidades de saúde, inclusive com edital do Teste Seletivo já lançado pelo município nesta segunda-feira (18). Além disso, o município está adquirindo, também com esta quantia recebida, um total de 5000 testes rápidos da dengue.

A parte de prevenção e combate aos criadouros é feita por agentes de epidemia da Semsa em todos os bairros de forma contínua. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), desde o último dia 4, contratou uma empresa que atuará durante o ano todo nas ruas e bairros de Paranaguá, fazendo recolhimento de resíduos sólidos, poda de matagal e limpeza geral. Os prédios pertencentes à Prefeitura têm sido constantemente monitorados, com eliminação de possíveis criadouros.

Nos próximos dias a Prefeitura também receberá R$ 4 milhões da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), mediante acordo com o Ministério Público Federal (MPF). Os recursos serão utilizados na coleta de resíduos no município, com compra de caminhões e pagamento do aterro sanitário, visto a demanda reprimida que chegará ao local nos próximos dias.

Deixe um comentário