Sem barracas, Santuário do Rocio mantém festa com programação online

por Redação JB Litoral
27/10/2020 15:37 (Última atualização: 27/10/2020)

A festa religiosa dedicada à Nossa Senhora do Rocio está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil (Foto: Maisy Pires/JB Litoral)

A Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, está chegando e, com ela, algumas mudanças necessárias para garantir a segurança sanitária das pessoas e a prevenção à COVID-19. A festa terá início no dia 01 de novembro e seguirá até o dia 16, com vasta programação.

Neste ano, o Santuário contará com totens para distribuição de álcool em gel, as missas receberão 50% da capacidade do local e todos deverão usar máscaras de proteção. Além disso, os horários de novenas foram ampliados, passando de três para oito celebrações diárias (às 5h, 6h, 8h, 10h, 14h, 16h, 18h e 19h) e serão realizadas transmissões pelas redes sociais do Santuário em três horários (às 6h, 16h e 19h). As transmissões serão pelo Facebook (facebook.com/santuarioestadualdorocio) e pelo Youtube (Santuário do Rocio Paranaguá)

As celebrações contarão com a presença de Bispos de Curitiba, Campo Mourão, Palmas, Francisco Beltrão, Londrina, Umuarama, Ponta Grossa, Maringá, São José dos Pinhais, União da Vitória e o Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron.  As visitas da imagem da Padroeira às empresas e órgãos públicos, em Paranaguá, permanecerão.

Dia 15 de novembro

No dia 15, data dedicada à Nossa Senhora do Rocio, serão realizadas celebrações em oito horários, sendo a Missa Solene às 10 horas. Neste ano haverá, apenas, a procissão em forma de carreata no dia 15, às 17 horas, em direção à Catedral. A carreata de retorno será no dia 16, às 19h30. Ambas farão o mesmo trajeto das procissões tradicionais.

“Estamos nos aproximando da festa em reverência à Nossa Senhora do Rocio. Com o tema “Mãe do Rocio, intercedei por nós”, voltamos nossas orações a esse tempo de transformações e à necessidade de lembrar sempre da nossa Mãe Milagrosa que intercede por nós e nunca nos abandona. Essa será a nossa 207ª edição da festa e o essencial do evento nós teremos, que é a parte religiosa. Convidamos a todos os devotos para que participem da Festa seja de forma presencial ou pelas redes sociais do Santuário e sigam a nossa programação que foi feita com muito carinho e em homenagem à nossa Mãe do Rocio”, declarou o Padre Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário.

Sem barracas, Santuário do Rocio mantém festa com programação online 2
Padre Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário (Foto: Maisy Pires/JB Litoral)

Tradição

No domingo (01) serão cinco celebrações durante o dia, às 9h, 11h, 15h, 17h e às 19h, em especial, ocorrerá a tradicional troca do manto da imagem de Nossa Senhora do Rocio. Neste ano, o manto será produzido pelo artista Fábio Ítalo, do Rio de Janeiro. A celebração marca o início das festividades em louvor à Nossa Senhora do Rocio.

Em 2020, a edificação do Santuário está completando 100 anos e os missionários Redentoristas que administram o complexo religioso completam 75 anos de trabalho missionário no Santuário. Ainda no domingo (01), após a missa das 19 horas, será apresentada uma live (sem público) com o cantor católico Thiago Brado.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Promoção de prêmios

Por causa da pandemia, a parte social da festa (instalação do parque, o comércio em barracas e a apresentação de shows) não será realizada. Como forma de auxiliar o Santuário, estão sendo promovidas algumas iniciativas.

No domingo (01), após a missa das 19 horas, será realizado um drive thru do Bolo do Centenário, com 399 fatias (representando os 399 municípios paranaenses). Os convites custam R$ 10,00 e estão à venda na secretaria do Santuário. O bolo é uma referência aos 100 anos da edificação do Santuário Estadual e terá 100 medalhinhas de Nossa Senhora.

Também estão sendo vendidas cartelas para o sorteio de vários prêmios como carro zero quilômetro, motocicleta, televisor e smartphone. A cartela custa R$ 15,00 e o sorteio será no dia 22 de novembro (domingo).

A lojinha do Santuário também passou por melhorias, foi ampliada e conta com mais artigos religiosos. Localizada ao lado da igreja, numa edificação pintada de azul, funcionará em horário estendido durante os dias da festa.

Padroeira do Paraná

A festa religiosa dedicada à Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil e acontecerá entre os dias 01 e 16 de novembro. A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648.  Em 2020 o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência.

Deixe um comentário