Sem providência da prefeitura, desde 2017, teto do ginásio pode desabar em Morretes

por Cleverson Teixeira
13/06/2020 19:56 (Última atualização: 13/06/2020)

Ginásio pode desabar a qualquer momento

Desde 2017, moradores do bairro Barro Branco, em Morretes, reivindicam melhorias na quadra poliesportiva do ginásio de esportes, John Charles Tonetti, a qual é o único meio para a prática esportiva na localidade. Além da possibilidade do desabamento do teto, por conta da estrutura enferrujada, é possível encontrar fiação exposta e muito entulho acumulado nas proximidades.

O problema, que já completa três anos, foi protocolado na Defesa Civil, que emitiu um laudo, mas, até o momento, a estrutura continua na mesma situação. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Otávio Foss, a ocorrência não está ligada à sua pasta, mas disse ter consciência de que a maioria das quadras precisam de melhorias.

“Essa situação é de competência da secretária de Educação, porque tem uma escola ao lado. Há vários ginásios com essa deficiência. Eu sugeri que levantasse toda a situação, para ver o que precisa e fazer um pacote. Aí, abria um processo licitatório. Mas parece que eles estão com um impasse com o recurso da Secretaria de Estado. Depende disso, porque, enquanto não temos a dotação orçamentária, não podemos publicar um processo licitatório para dar início à obra”, disse Foss.

A Câmara Municipal fez um pedido de demolição da estrutura ao Poder Executivo. O vereador Sebastião Brindarolli Junior (PSD) tem cobrado, desde o início desta gestão, a retirada do teto da área prejudicada. Segundo ele, o esporte local foi esquecido pela administração municipal. “A quadra de esportes do Barro Branco sem manutenção é um perigo iminente. Sugeri à prefeitura que desmontasse a cobertura que está com grandes avarias, já que alegam ter recurso para a reforma. Nesta gestão, não houve nenhum incentivo à prática esportiva. Esporte é saúde, mas faltou planejamento”, argumentou.

Um morador da região, o qual não quis se identificar, relatou que em 2019 o local foi isolado pela Defesa Civil, mas a população do entorno retirou a fita de proteção e voltou a fazer uso da quadra. Conforme ele, o problema foi maquiado pelo poder público. “A prefeitura foi ao local e fez uma base de concreto. Esse concreto não impediu que as ferrugens continuassem. Eles só mascararam o problema. Com o passar dos anos, foi se deteriorando. Estamos em 2020 e a prefeitura não tomou nenhuma ação. É um descaso municipal tremendo. Agora, virou uma pista de skate e patins. Deveria ser demolida e deixar uma quadra livre para não ter risco”, criticou.

  • Sem providência da prefeitura, desde 2017, teto do ginásio pode desabar em Morretes 2
  • Sem providência da prefeitura, desde 2017, teto do ginásio pode desabar em Morretes 3

Prefeitura não responde

Procurado pelo JB Litoral, o coordenador da Defesa Civil, Dorival Borba, disse que realizou ações preventivas e vistoria do local, mas quem poderia responder melhor sobre o caso é o engenheiro da prefeitura, responsável pela assinatura do laudo técnico. Borba afirmou que não vai ser feita a demolição estrutural do ginásio e que o laudo foi favorável para a execução de melhorias. Ele diz, ainda, que a prefeitura está fazendo uma licitação para revitalizar o espaço.

O JB Litoral entrou em contato também com a Prefeitura Municipal, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.