“Serei um vereador presente com os trabalhadores”, diz Maré

por Redação JB Litoral
03/12/2020 18:21 (Última atualização: 03/12/2020)

Maré quer representar com orgulho o sindicalismo da faixa portuária na Câmara

Semente plantada na política partidária há quatro anos, depois de 27 de uma intensa atividade sindical no Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá (Sindicap), em favor da categoria, rendeu frutos e elegeu Ezequias Rederd (Podemos), o Maré, com 723 votos no dia 15 de novembro.

Guaraqueçabano, nascido no Rio Guaraqueçaba, que adotou Paranaguá como a cidade de coração e para fazer sua família, Maré é filho de Alípio Rederd e Leonir Ferreira Rederd, e metade da família é parnanguara.

Casado há 28 anos com a servidora do município Meire Agostinho, da família França e Teodoro, é pai de Marcel e Emanuelle, nestas quase três décadas de faixa portuária, o arrumador exerceu cargos em diretorias, desde tesoureiro a diretor social.

Esta participação ativa junto à sua categoria resultou na disputa pela direção sindical que o levou para o segundo turno, em 2009.

Diante de anos de contribuição com o sindicato e a cidade, Trabalhadores Portuários Avulsos (Tpas), família e amigos motivaram entrar na vida pública e, em 2016, ficou na quinta suplência, numa disputa pelo PTC, depois de somar 549 votos.

De lá para cá seguiu fazendo a política sindical e partidária e, em 2018, apoiou o presidente vitorioso de seu sindicato, Oziel Felisbino, que juntamente com parte de sua diretoria e base, foi importante para a vitória deste ano.

No seu primeiro apoio na política partidária, em 2018, aderiu a campanha do prefeito Marcelo Elias Roque (Podemos), que saiu vitorioso e o convidou para ser o elo com os demais sindicatos como Diretor de Assuntos Sindicais, onde ficou por pouco mais de um ano. Neste período trabalhou intensamente pela união dos sindicatos na faixa portuária, resultando no renascimento e fortalecimento da Intersindical, que saiu do papel e trouxe resultados positivos.

Entre elas, na junção dos sindicatos dos Consertadores e Vigias Portuários, trabalhando para fechamento de Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho (CCT e ACT).

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Isso tudo, resultou na vitória nas urnas, neste ano, ao conquistar 723 votos, desta vez, pelo Podemos.

Campanha em família, com TPAs e amigos

Em entrevista exclusiva ao JB Litoral,Maré falou das dificuldades enfrentadas na campanha que foi superada por um trabalho feito com a família, TPAs, amigos e evangélicos de sua igreja, a Quadrangular, que aderiram a ideia de integrá-lo na vida pública em favor da cidade.   

Para ele, pesou no resultado positivo a soma de todos os fatores que tem vivido desde 1993, por entender que não seria possível eleger-se tão somente no sindicato dos Arrumadores. “Sou grato a Deus, a família, aos TPAs, a igreja e aos amigos, que vestiram a camisa, entraram na caminhada e trouxeram os simpatizantes que lutaram nestes quase 40 dias de luta na rua junto a nossa equipe”, disse

O arrumador destacou ainda o empenho da esposa, que é enfermeira, da sua filha, que está se formando em enfermagem, e do filho que veio de Rondonópolis 10 dias antes para ajudar na busca do voto. “Meu pai e minha mãe, que nunca souberam o que é internet e WhatsApp, até gravaram vídeo nas redes sociais”, disse, salientando que até família de Meire deu uma grande força na campanha.

É da igreja Quadrangular desde 2002, mas respeita a todas as religiões. O seu principal lema é trabalhar por Paranaguá.

Consciente do peso da responsabilidade de ser o único sindicalista da área portuária na Câmara Municipal a partir de 2021, Maré disse recentemente, numa reunião com diretorias sindicais, que não tem o direito de errar. “Vou ouvir os TPAs, sentar à mesa de negociação e defender todas as categorias, que tanto sofrem por um governo que não é sindicalista e não tem diálogo. Também defenderei o trabalhador de todas as áreas, inclusive da retro-área e de todas as classes, além de fiscalizar o Executivo, elaborar projetos para o crescimento da cidade e melhoria da qualidade de vida dos parnanguara. Vereador presente nos quatro anos”, garantiu o vereador eleito que irá priorizar a área da educação e segurança, e trabalhará, essencialmente, na da saúde.

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments