Sesc arrecada alimentos e outros materiais para doar às famílias em vulnerabilidade

por Luiza Rampelotti
17/05/2020 21:22 (Última atualização: 18/05/2020)

Sesc já doou quase 900 quilos de produtos alimentícios e de higiene e limpeza

O Sesc Paranaguá está realizando uma Campanha de Arrecadação (Projeto Mesa Brasil) para auxiliar a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), em Paranaguá, durante a pandemia do novo coronavírus. Até o momento, já foram entregues 838 quilos de alimentos, mais de 22 quilos de materiais de higiene pessoal e 19 quilos de produtos de limpeza, e 540 máscaras de proteção facial.

De acordo com o gerente da unidade no município, Joel Viana, as doações irão beneficiar muitas famílias que vivem em vulnerabilidade social, situação agravada pela pandemia. “Essas pessoas já vivem na pobreza e, com o vírus, que ocasionou milhares de demissões devido ao fechamento de empresas e às medidas de isolamento social, a situação ficou muito pior”, diz.

Atualmente, há mais de 50 milhões de pessoas que vivem com menos de R$ 400 por mês. A situação piorou por conta das restrições decorrentes da pandemia, que impactam a atividade econômica, ampliando o desemprego e fazendo com que milhares de famílias tenham falta de alimento. 

Sesc arrecada alimentos e outros materiais para doar às famílias em vulnerabilidade 2
Doações estão sendo realizadas para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Provopar Paranaguá

Mesa Brasil

A arrecadação começou no dia 16 de abril e a última entrega parcial dos produtos aconteceu na quarta-feira (13). Agora, o Sesc Paranaguá pretende arrecadar mais alimentos e itens de limpeza e higiene para doação.

O Programa Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Foi lançado no início dos anos 2000, com o objetivo de contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social.

Devido à pandemia do coronavírus, que chegou ao Brasil em fevereiro deste ano, o Sistema Fecomércio (Sesc e Senac Paraná), junto às empresas de comunicação do Estado, uniram-se e lançaram, em abril, a campanha estadual de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, álcool em gel, luvas e máscaras.

Posto de coleta

Em Paranaguá, o posto de coleta (entrega dos alimentos e produtos) é na unidade do Sesc, na Rua Domingos Peneda, 947, Bairro Estradinha (próximo à UPA do Baduca).  As doações podem ser realizadas por toda a população, bem como empresários e indústrias, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.

A proposta é que a campanha resulte em um trabalho de solidariedade humanitária, de enfrentamento da situação e responsabilidade de todos diante do atual cenário de calamidade pública e insegurança alimentar da população economicamente vulnerável”, comenta Joel.

Algumas empresas, com sede em Paranaguá, estão contribuindo, são elas: Cattalini Terminais, Rotary Club Paranaguá, Global Saúde, Mercado Ofertão, Reginaldo Fabiano Barão Gabardo e Pedro Henrique Rodrigues Manutenção.

Também quero agradecer aos fotógrafos que se propuseram a realizar o sorteio do ensaio fotográfico para a arrecadação: Aniel do Carmo, Flaviane Kuba, Mari Rocha, Onder Moretti e Silmara Modesto”, conclui o gerente do Sesc.