Sessão solene homenageia os 160 anos da Capitania dos Portos

por Redação JB Litoral
04/10/2013 00:00 (Última atualização: 04/10/2013)

NULL

Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Paranaguá, na noite do último dia 02 de outubro, celebrou os 160 anos de criação da Capitania dos Portos do Paraná. Presentes ao evento, o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, secretários municipais, vereadores, autoridades locais, militares da CPPR e o presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Paraná (SOAMAR/PR) Geert Prange.

Em seu discurso, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Elias Roque, destacou o trabalho desenvolvido pela Capitania. “São 160 anos de história no Paraná, sempre contribuindo para a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar. Queremos parabenizar e registrar a importância da Capitania no trabalho desenvolvido nos 23 municípios de sua jurisdição”, declarou o presidente da Câmara.

O prefeito de Paranaguá reafirmou a importância da CPPR junto às pessoasas que atuam na atividade marítima. “Reconhecemos a importância dessa instituição e sua missão histórica no desenvolvimento da nossa cidade-porto. Agradeço a todos e a cada um que por aqui passaram dando sua parcela de contribuição para tornar essa instituição tão querida e respeitável”, salientou o prefeito Edison Kersten.

Na oportunidade, o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra Francisco Dantas de Almeida Filho, declarou que em 160 anos, a Capitania jamais se furtou em enfrentar desafios, participando dos maiores eventos da história paranaense, “crescendo continuamente em importância e em responsabilidades. Rogo a Deus que continue abençoando esta Capitania, nos proporcionando bons mares e ventos favoráveis, ajudando-nos a construir um Brasil cada vez mais forte e importante no cenário mundial”.

Ao final da Sessão Solene, militares da CPPR, acompanhados da presidente da Sociedade Amigos da Música e membro da SOAMAR/PR, Sra. Terezinha Hamud, no teclado, e sob a condução do Sargento Fuzileiro Naval Músico Roberson Farias, entoaram a Canção “Cisne Branco”.

O evento realizado na Câmara Municipal marcou o segundo dia de comemorações pelos 160 anos da CPPR, iniciadas com a cerimônia militar na sede da CPPR e seguidas de um jantar oferecido pela SOAMAR/PR.

 

 

Deixe um comentário