Setembro Amarelo: PASA promove campanha de prevenção ao suicídio

por Redação JB Litoral
29/09/2020 20:33 (Última atualização: 29/09/2020)

Uma faixa sobre a campanha foi disponibilizada na entrada do trabalho

Por Gabriela Vizine

A PASA Paraná Operações Portuárias, terminal de armazenamento de granéis sólidos, instalada em Paranaguá, está realizando, desde o início deste mês, uma campanha de combate e prevenção ao suicídio junto aos seus colaboradores. A ação já acontece anualmente, em todo o território nacional, desde 2014, e é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, com o nome de “Setembro Amarelo”, já que o dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Com o objetivo de conscientizar os 240 funcionários da empresa sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, a PASA aderiu à campanha. Além de palestras e bate-papos, houve a realização de decorações com laços amarelos (principal marca do Setembro Amarelo) nos computadores e entrega de presentes com mensagens motivadoras aos colaboradores.

“Mesmo em meio à pandemia, não descuidamos da saúde assistencial de nossa equipe. O foco da empresa não é apenas atuar na saúde ocupacional, mas, também, na saúde mental dos colaboradores, pois, com profissionais saudáveis, dispostos e bem-humorados, as atividades realizadas no âmbito profissional serão muito mais produtivas”, destaca o supervisor de Segurança e Meio Ambiente José Antonio dos Santos Junior.

Sensibilização para identificação das necessidades

De acordo com a enfermeira do Trabalho da PASA, Bárbara Kulik Alleman, o método utilizado para realizar a campanha foi sensibilizar, primeiramente, os líderes e encarregados da instituição sobre o verdadeiro significado do Setembro Amarelo. Com isso, foi possível promover orientação sobre de que forma a liderança pode contribuir para a boa saúde mental de sua equipe, auxiliando na prevenção do suicídio.

Além disso, houve treinamento para que os dirigentes consigam identificar colaboradores com necessidade de ajuda e/ou depressão. “É importante essa sensibilização dos líderes por serem uma ferramenta de apoio mais direta, já que possuem mais contato no convívio com os colaboradores todos os dias e têm a oportunidade de sempre trazer palavras otimistas e motivadoras, como nas reuniões realizadas por eles todos os dias antes do início de trabalho e durante todo o turno”, comenta.

Durante todo o mês, a enfermeira vem abordando o tema em horários estratégicos, junto aos colaboradores. Porém, para ela, a preocupação não é apenas com a instrução em si e nem somente em setembro, mas durante o ano todo. “O acolhimento reflete em uma empresa sadia emocionalmente e, consequentemente, mais produtiva em todos os aspectos. Humanizar a mecanização é muito válido ser lembrado, e não é só falar da prevenção do suicídio, mas, também, motivá-los e mostrar a eles o quanto a vida de cada um é preciosa para a família, empresa e sociedade. Queremos que eles entendam que a PASA se importa e que a vida deles tem muito valor”, destaca.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Olhar humanizado

De acordo com Bárbara, a instituição está preparada para absorver e encaminhar a possível demanda de colaboradores que venham a procurar cuidados relacionados à campanha. “Queremos que se sintam à vontade e tenham a liberdade para procurar a ajuda que precisarem dentro da empresa onde passam tanto tempo. Que eles possam saber que têm com quem contar e que a vida deles vale ouro!”, conclui.

Setembro Amarelo: PASA promove campanha de prevenção ao suicídio 2
Equipe da Pasa promove ações que incentivam a saúde durante todo o ano.

O encarregado do setor de Manutenção, Laertes Moro Conque Junior, afirma que as palestras realizadas pela enfermeira o ajudaram a ter um olhar mais humano em relação à abordagem de assuntos psicossociais. “A empresa atual também precisa pensar nisso. Antigamente, analisávamos apenas as hard skills, habilidades do funcionário, mas, hoje em dia, a instituição do futuro precisa considerar as soft skills, as quais visam as habilidades sociocomportamentais e capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais”, pontua.

Vale destacar que, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, são registrados, em média, 12 mil suicídios por ano em todo o Brasil. No Paraná, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade, o Estado registrou 925 mortes por suicídio em 2019. 

Bem-estar dos trabalhadores é prioridade

Segundo José Antonio Junior, todos os anos, a equipe de saúde ocupacional promove projetos em prol do bem-estar dos trabalhadores como campanhas de saúde auditiva e respiratória, de imunização da gripe H1N1, controle de hipertensão, diabetes, obesidade e, ainda, de combate às drogas e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e AIDS.

Em outubro, a empresa também desenvolverá programas relacionados ao “Outubro Rosa”, com o objetivo principal de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No mês seguinte, novembro, também realizará a campanha “Novembro Azul” para informação a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Cuidar da saúde assistencial e ocupacional dos nossos colaboradores é garantir a prevenção de doenças e acidentes. Por isso, ao trabalhá-las em conjunto, oferecemos um cuidado completo para a nossa equipe”, conclui o supervisor.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments