Simepar alerta para ventos fortes nesta quinta e sexta

por Redação JB Litoral
20/08/2020 14:10 (Última atualização: 20/08/2020)

Foto/Claudio Neves/Portos do Paraná

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) faz alerta de ventos fortes para o Estado nesta quinta e sexta (20 e 21). A previsão é de ventos de no máximo 45 km/h e as regiões Sudeste e Sudoeste serão as mais atingidas. O fenômeno pode ocasionar estragos em residências e quedas de árvores.

De acordo com o Simepar, as regiões Noroeste e Norte do Estado registraram na quarta-feira (19), respectivamente, ventos de aproximadamente 79 km/h e 75 km/h. O município de Cascavel, no Oeste do Estado, também foi atingido com ventos de 60 km/h.

Os vendavais são provocados pelo deslocamento violento de uma massa de ar, fenômeno identificado no Paraná nesta semana com a aproximação de uma forte massa de ar frio que se deslocou pelo Sul do Brasil.

“Os ventos fortes ocorrem quando temos a passagem de frentes frias, com contraste de temperatura, que formam um gradiente forte de pressão. Outra possibilidade é quando ocorrem tempestades”, explicou o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Ainda de acordo com o Simepar, a frente fria está passando e não há indícios de ventos fortes nos próximos dias.

De acordo com a Defesa Civil, até a manhã desta quinta-feira (20) foram registrados 179 atendimentos em todo o Paraná de queda de árvores em residências e/ou obstrução de vias urbanas.

O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) também registrou bloqueios por queda de árvores no Sudoeste do Estado, no município da Lapa (Região Metropolitana de Curitiba), nas PRs-423 e 427; na PR-151 em São Mateus do Sul; em Palmas, entre o trevo da PR-449 e o Posto Rodoviário; na PR-412; na PR-272.

Fonte: AEN

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments