Sindicap e Stia Litoral prestam contas do trabalho feito em 2013

por Redação JB Litoral
16/01/2014 00:00 (Última atualização: 16/01/2014)

NULL

Correspondendo a expectativa dos trabalhadores, a diretoria do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Paranaguá e Litoral (Sindicap), desde que assumiu o comando da categoria através do presidente Josiel Veiga, têm cumprindo a risca sua principal promessa de campanha, a de trabalhar de forma aguerrida pelos direitos dos associados. 

Ao longo deste ano esta promessa resultou em benefícios aos trabalhadores em ações que vão desde a simples entrega de kits da Natal e escolares para conquistas históricas como aumentos salariais e resgate de direitos perdidos, através de indenizações. 

Somente neste mês a categoria recebeu cerca de 400 kits escolares, contendo cadernos, lápis, borracha, apontador entre outros itens usados pelas crianças nas salas de aula. Também ganharam um reforço na ceia de Natal com a entrega de 330 kits de Natal para categoria, contendo uma ave temperada (chester) que veio acondicionada numa bolsa térmica.

Para o presidente Josiel Veiga, todas essas conquistas que vem ocorrendo não apenas neste ano, bem como desde 2011, é fruto da união da diretoria que não mede esforços para executar um trabalho determinado em favor da categoria.

Ao longe de sua gestão, na área trabalhista foram várias conquistas, entre elas está a equiparação salarial dos motoristas do litoral, visto que os profissionais de Paranaguá anteriormente recebiam remuneração maior do que os outros municípios da região, fazendo com que todo o contexto litorâneo aumentasse a sua renda. O aumento salarial dos profissionais obtido nesses últimos três anos foi de mais de 10%. Além das melhorias salariais, benefícios como convênios médicos, odontológicos, farmacêuticos, com auto-escolas, entre outros, melhoraram as condições de trabalho dos motoristas.

Além destas conquistas, várias ações coletivas e acordos com as empresas foram intermediadas pelo SINDICAP, obtendo melhorias de trabalho aos profissionais. Um bom exemplo foi fazer com que as empresas Oceânica Sul (Pontal do Paraná), Viação Pilar (Antonina) e Viação Porto (Morretes) aumentasse o salário de seus funcionários sempre acima da inflação. Josiel destaca ainda o avanço obtido com a aprovação da Lei Federal 12.619/2012, que profissionalizou a função do motorista. Porém, a grande conquista para categoria em 2013, foi a aquisição da sede própria, promessa de campanha que se tornou realidade neste ano, com a compra de um imóvel no bairro da Estradinha que atenderá os associados em 2014. Satisfeito com os resultados obtidos neste ano, Josiel e toda sua diretoria desejam um Natal de felicidade e um Ano Novo de realizações para toda categoria e a população de todo o litoral.

Um ano de realizações e conquistas

Reeleito no ano passado obtendo 95% dos votos válidos que respaldou e reconheceu o trabalho da diretoria desde que assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Paranaguá e Litoral (STIA), o presidente Adilson Carlos da Silva, fecha o ano com sede própria para categoria e uma defesa pela manutenção dos associados contra o Projeto de Lei 4330 que pretende acabar com FGTS, 13º e férias.

No exercício do segundo mandato que vem dando um enorme salto de qualidade no atendimento da categoria, o presidente Adilson Carlos da Silva, credita o crescimento do sindicato ao longo deste ano, a confiança dos associados que dobraram em quantidade nos últimos três anos e ao dedicado trabalho de toda sua diretoria nesta gestão. Para Adilson o forte trabalho de base realizado dentro e fora das empresas nos trouxe bons resultados para categoria.

Em sua gestão, a diretoria tem fechado acordos coletivos de trabalho (ACT) com aumentos sempre acima da inflação. Nesta gestão a diretoria conseguiu realizar a construção de uma sede recreativa para os nossos associados e a aquisição da nova sede sindical numa área mais central, o que favoreceu muito o acesso aos nossos associados.

Desde sua primeira gestão iniciada com cerca de 300 associados, hoje, o números ultrapassa os 800 sócios e, a cada dia, cresce a adesão ao quadro social.

Para fortalecer a luta pelos interesses dos trabalhadores, no Paraná, o sindicato é filiado a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado do Paraná e a Nova Central Sindical do Paraná (NCSP), a maior central sindical no Paraná. Na NCST Adilson ocupa à vice-presidência no Litoral e um diretor ocupa também a Secretaria da Alimentação do Estado do Paraná. Para 2014 são muitos os projetos de expansão, entre eles, a inclusão digital para os associados e seus dependentes. Satisfeito com os resultados obtidos neste ano, Adilson e toda sua diretoria desejam um Natal de felicidade e um Ano Novo de realizações para toda categoria e a população de todo o litoral.

 

Deixe um comentário