TRE-PR disponibiliza serviço para combate à desinformação

por Maisy Pires
28/09/2020 10:23 (Última atualização: 28/09/2020)

Durante todo o período eleitoral, a população pode enviar dúvidas pelo WhatsApp. (Foto: Reprodução(

Em uma iniciativa inédita, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, lança a primeira Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral – Gralha Confere. Durante todo o período eleitoral, a população pode enviar para o número +55 41 98700-5100 no WhatsApp dúvidas sobre conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados ao processo eleitoral e à segurança do voto no Paraná. Não são averiguadas informações sobre candidatos e partidos.

Os conteúdos selecionados, conforme a repercussão e o interesse geral, serão checados e divulgados no site www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br, nas redes sociais do Tribunal e nas páginas de mais de 40 entidades parceiras do projeto. As informações, classificadas em “Verdadeiro”, “Impreciso” ou “Falso”, serão editadas em forma de texto, áudio, cards e vídeos explicativos de até um minuto.

Projeto

Baseada no Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e em critérios internacionais de checagem, a Central Gralha Confere é operada por servidores da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), com base nos bancos de dados da Justiça Eleitoral e informações de porta-vozes internos, com auxílio do Conselho Editorial e Consultivo, formado pelos gestores da instituição.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral-PR

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments