UFPR abre inscrições e Unespar continua sem prova marcada

por Redação JB Litoral
13/11/2020 17:46 (Última atualização: 2 semanas atrás)

A assessoria de imprensa da Unespar não retornou aos questionamentos do JB (Foto: reprodução/redes sociais)

Por Marinna Protasiewytch

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou, no início de novembro, que o vestibular 2020/2021 vai acontecer. Apesar de o fechamento da instituição para aulas devido à pandemia do novo coronavírus, ela optou por dar continuidade ao edital. Com provas previstas para 28 de fevereiro e 18 de abril de 2021, a UFPR terá 18 cursos à disposição dos moradores do litoral, com sedes em Pontal do Paraná e Matinhos. As inscrições vão até o dia 18 de dezembro, às 12h, e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.nc.ufpr.br, e o valor da taxa de inscrição é de R$155,00.

Procurada pelo JB Litoral, a assessoria de imprensa da Unespar não retornou aos questionamentos até o fechamento desta reportagem. Porém, em nota publicada em abril, no site da instituição, a coordenadora da Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV), Áurea Viana, afirmou que “ainda não há como estabelecer outro calendário, isso porque as datas são definidas de acordo com o calendário escolar do ensino médio e de forma que não coincidam com outros vestibulares ou com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atividades que também estão suspensas no momento”.

Prova x Coronavírus

UFPR abre inscrições e Unespar continua sem prova marcada 2
Espaçamento entre as carteiras, janelas abertas e uso de máscara serão novidade no dia do exame (Foto: AEN)

A preocupação, além dos estudos, está na realização da prova presencial. Vestibulandos vão precisar se atentar a algumas diferenças no processo de inscrição, que será totalmente on-line, e também no dia da aplicação do exame. Segundo a diretora da UFPR, Setor Litoral, Elisaini Vitória Tiepolo, “os candidatos, para realizarem as provas do vestibular, terão que atender aos protocolos, como distanciamento nas salas de 1 metro e meio, uso de máscaras em todos os dias do vestibular, inclusive com a recomendação de troca de máscara após 2 horas de prova, e a utilização de álcool em gel”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Além disso, no guia do candidato, os vestibulandos vão contar com uma série de informações e protocolos para o dia da prova, o que segundo a UFPR foi elaborado pela instituição e validado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA/PR).

Os candidatos vão ter temperatura aferida na entrada dos locais de prova e só entrarão após esse procedimento, e se estiverem com menos de 37,5 graus. A instituição federal também vai disponibilizar uma equipe médica, como em todo o vestibular, para atendimento aos candidatos. A Polícia Militar do Paraná prestará apoio ao núcleo de concursos da UFPR, para ajudar a evitar aglomerações nas dependências dos locais de prova do Setor Litoral.

Deixe um comentário