Única presidente na história da Cagepar trabalha num cubículo

por Redação JB Litoral
16/10/2013 00:00 (Última atualização: 16/10/2013)

NULL

Profissional de participação fundamental no processo de reestruturação e retomada da estabilidade administrativa e financeira da Companhia de Água e Esgoto de Paranaguá (Cagepar), a partir de 2005, Simone Silva de Araujo, única mulher que foi presidente da entidade, atualmente, trabalha num cúbiculo que não cabe três duas cadeiras e sequer possui uma janela.

Situação com característica de assédio moral, a servidora de carreira foi realocada do primeiro piso do prédio, revitalizado na gestão onde ela exerceu a gerência administrativa, para uma minúscula sala, cerca de dois metros quadrados, na parte térrea, que cabe apenas duas mesas pequenas e uma cadeira. O local não é arejado por não possuir nenhuma janela e, para minimizar o calor das paredes de tijolos, Simone Araujo, faz uso de um pequeno ventilador que é obrigado ficar no chão por falta de espaço.   

Vale ressaltar que a ex-presidente da Cagepar no período que o presidente Edson Pedro da Veiga, se afastou do cargo para atuar na campanha de reeleição do prefeito José Baka Filho (PDT) em 2008, sempre teve uma atuação dedicada para o crescimento e desenvolvimento da entidade.

Simone entrou na empresa em 1995, depois de ser aprovada no primeiro concurso público feito na autarquia. Ela começou exercendo o cargo de auxiliar administrativa e com a bagagem profissional adquirida ao longo dos anos, aliado ao seu currículo de bacharel em contabilidade e pós-graduada em Direito Tributário, nesta gestão, Simone, se transformou num dos mais importantes pilares de reconstrução da vida útil e produtiva da Cagepar.

Ainda quando funcionária, numa negociação com a Companhia Paranaense de Energia e Elétrica (Copel), foi responsável por uma economia de mais de meio milhão de reais para Cagepar, em razão de uma dívida de eneregia que se arrastava há anos. Por todo esse trabalho que foi amplamente reconhecido pelo então presidente Edson Pedro da Veiga, Simone foi nomeada Gerente Administrativa desde 2006.

Foi durante a gestão de Edson Veiga e Simone que a Cagepar ressurgiu de forma útil e eficaz no serviço público e se transformou na empresa que hoje se encontra. Conquistas histórias marcaram este período de gestão como as inaugurações das duas Estações de Tratamento de Água na Ilha do Mel, o fim ao desperdício de água e na cobrança discriminada da tarifa com a instalação de 1.600 hidrômetros nas economias do Distrito de Alexandra e na Ilha do Mel, transformando a tarifa cobrada pela Cagepar como uma das mais baratas do Paraná.

Do prédio sucateado e precário herdado em 2005, em quase sete anos de gestão, a Cagepar teve o imóvel amplamente revitalizado, mobiliado e aumentado, através de concurso público, seu quadro funcionários. Veja o antes e a atual situação do prédio.

Deixe um comentário