Vandecy Dutra ressalta sua luta pela educação e empoderamento feminino

por Redação JB Litoral
13/11/2020 15:54 (Última atualização: 13/11/2020)

"Reconheço na educação o caminho mais adequado e estratégico para avançar", diz Vandecy

A sala de aula foi só o início do caminho percorrido pela professora Vandecy Dutra, que sempre lutou, e ainda luta, por uma educação pública de qualidade. Dos seus 56 anos de vida, já foram 36 dedicados à docência e 25 ligados na militância educacional, onde seus principais objetivos são: escola pública para todos e valorização dos profissionais da educação.

Formada em Magistério Superior, se especializou em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado e Gestão e Processos Educacionais para a Diversidade e Inclusão, áreas que foram prioridades em sua atuação como secretária municipal de Educação. Além disso, é Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Paraná.

Nomeada em 2017, Vandecy fez da educação inclusiva o carro chefe da atual gestão. Garantindo dignidade e respeito para todos, foram implantados no município o Centro Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista (CAEM) e o Centro Municipal de Avaliação Especializada (CMAE). Além disso, obras paralisadas foram concluídas e melhorias em prédios públicos municipais foram realizadas.

Além dessas conquistas, no primeiro ano como secretária, ela lutou pelo pagamento do Pagamento do Piso Salarial Nacional (PSN), o qual, na época, foi garantido. Desde então, o diálogo e a ação coletiva para garantir os direitos dos profissionais e a melhoria da educação municipal sempre foram prioridades.

“O meu compromisso sempre foi e sempre será lutar por uma educação pública de qualidade, reconheço na educação o caminho mais adequado e estratégico para avançar na consolidação de um projeto de nação, com emprego, distribuição de renda e inclusão social”, ressalta Vandecy.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Representatividade feminina

Aliadas as funções de professora, secretária de Educação, representante da Undime no Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do Estado, integrante da diretoria da Undime Paraná (União do Dirigentes Municipais de Educação), Vandecy Dutra é mãe dos jovens Bruno e Talles, esposa e dona de casa.

Atribuições que ela desempenha com muito amor e respeito, mas tem a certeza de que hoje o protagonismo das mulheres ampliou significativamente na sociedade. “Conquistamos direitos essenciais, como o acesso à educação, a liberdade para escolher a própria profissão, o direito de votar e de se candidatar. Entretanto, a discriminação ainda perdura, o que faz com que sigamos lutando pelos nossos direitos e, sem dúvida, a grande batalha ainda está relacionada à ocupação de espaços de poder”, diz a professora.

Para ela, as mulheres precisam, ainda mais, de autonomia. “Ousadia, independência para fazer suas escolhas, iniciativa, coragem para lutar pelo que acredita ser importante para sua realização pessoal, resiliência para continuar a luta apesar das adversidades e persistência são atitudes comuns às mulheres empoderadas”, conclui.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments