Vereador Adriano Ramos quer ser prefeito de Paranaguá. Será que sua candidatura sai esse ano? Seria o “gato” no truco da oposição nas eleições 2020?

por Maximilian Santos [email protected] @maximilianjas
03/09/2020 14:41 (Última atualização: 03/09/2020)

Vereador Adriano Ramos quer ser prefeito de Paranaguá. Será que sua candidatura sai esse ano? Seria o “gato” no truco da oposição nas eleições 2020? 2

Existe um personagem da política parnanguara que tem se destacado muito nos últimos anos, apesar de, visivelmente, receber boicotes de vários lados dos políticos de carreira no município: o vereador Adriano Ramos. Na última sexta-feira, ele iniciou uma série de lives pelo Facebook e pelo Youtube em que reforçou a sua pré-candidatura para o Palácio São José, que tem agradado nomes fortes no diretório estadual do seu partido, o Republicanos, entre eles o do colega empreendedor da área da comunicação, assessor e jornalista  Gilson Santos, que atualmente responde, após convite do Governador Ratinho Junior, pela presidência da importante Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). O Republicanos marca presença vultosa no atual Governo do Paraná, com cargos importantes e estratégicos, como o do Administrador e Especialista em Comunicação, João Evaristo Debiasi, atualmente secretário da Comunicação Social e da Cultura do Estado, entre outros. Porém, muitos na cidade acreditam que a teia de partidos em defesa dos interesses de Ratinho Junior, formada por PSD, PSC, Podemos, PL, Republicanos… e mais uns aí… pode prejudicar a decisão ao nome de Adriano Ramos para a prefeitura. Situação parecida é a do vice-prefeito Arnaldo Maranhão, pré-candidato e presidente do PSD na cidade. Há, também, a questão de Marcelo Roque, que já anunciou o apoio de partidos do grupo, como PSC (segundo partido de Ratinho), o PSL, o PL e assim por diante. Mas, ao que tudo indica, o Governador Ratinho Junior irá preferir ficar neutro nas eleições municipais 2020 em boa parte do Estado, pelo “emaranhado” de partidos fortes no apoio ao seu governo e para manter a boa relação e aprovação alta nos próximos dois anos, com os eleitos e, também, com os não eleitos. Mas… se os partidos deixarem livres as decisões nos diretórios municipais, isso fortalece a possibilidade de Adriano Ramos vir como candidato para a Prefeitura de Paranaguá.

***

Ninguém pode negar que Adriano Ramos é sim um fenômeno político parnanguara nos últimos anos. Na eleição de 2018, como candidato para a Câmara dos Deputados, surpreendeu todo mundo com 10.259 votos, com uma campanha de baixíssimo investimento, de comunicação completamente complicada e sem a máquina pública, conquistando o segundo lugar ao cargo na cidade, com uma diferença de apenas 3,40% do primeiro colocado, o vice-prefeito Arnaldo Maranhão (com a máquina pública, bom investimento e o apoio, na época, da família Roque). Como vereador, em 2016, foi reeleito entre os 10 mais votados, acima dos tão desejados e necessários 1.000 votos. Sua performance como vereador foi destaque durante os 4 anos. No ranking divulgado pelo Observatório Social, de maio a agosto de 2018, sempre esteve destacado, sendo o vereador com a maior produção legislativa, com 47,19 pontos (10 pontos a mais do segundo colocado). E, com relação à fiscalização e aos pedidos de informações que a população tanto gosta, sem qualquer dúvida foi um dos grandes destaques, sendo evidentemente o “cabeça” entre os “independentes”.

***

O vereador e pré-candidato também tem uma grande vantagem para ser um dos nomes aos cargos do executivo: a aprovação massiva do eleitorado conservador e de cristãos restauracionistas, que se “enredam” com os evangélicos parnanguaras. Membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sua religião [aparentemente] nunca interferiu na sua atuação legislativa, o que também vem agradando eleitores neopentecostais, católicos e espíritas da cidade. Apesar de muitos buscarem “abafar” o seu nome (acreditamos que por saberem do seu potêncial), qualquer pessoa que trabalha com marketing e imagem institucional sabe que Adriano Ramos é uma das maiores forças entre os recentes nomes que surgiram na política local (longe da política de pai pra filho), que, sendo bem trabalhado e com um bom investimento, pode ser a “virada” da oposição, neste jogo de baralhos de truco, que é a política local. É evidente que uma candidatura pura pelo Republicanos será algo absurdamente difícil mas, Adriano Ramos, que em 2016 já sonhava em “fazer mais por Paranaguá”, como ele mesmo diz, é uma carta estratégica e de peso que, com um jogo bem pensado e com uma “mente brilhante” na jogada, pode fazer a diferença com as cartas colocadas nas mãos e nas mesas das convenções partidárias (que começam hoje no calendário eleitoral). Resumindo este editorial, caro leitor… com um “Rei de Espadas” como Marcelo, posto na mesa… Adriano Ramos, considerado até hoje um dos três “Ás de Ouro”, pode acabar mudando de “nipe” e se tornando, para a oposição, aquele que muda o jogo… como um verdadeiro, forte e raro “Ás de Paus”.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Exclusivo: Queiroz possivelmente esteve em Paranaguá em 2016

Vereador Adriano Ramos quer ser prefeito de Paranaguá. Será que sua candidatura sai esse ano? Seria o “gato” no truco da oposição nas eleições 2020? 3

Ontem, domingo, no final da tarde, a coluna recebeu a ligação de uma fonte que nos pediu para não identificarmos na coluna, dizendo que possivelmente Fabrício de Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, investigado pela Justiça por “rachadinha” e lavagem de dinheiro, esteve em Paranaguá em meados do ano de 2016. Segundo o despachante aduaneiro na cidade, o homem que se chamava Queiroz era carioca, muito parecido com o ex-militar e estava na cidade para resolver um problema de carga que seria transportada para o Rio de Janeiro e também para o Mato Grosso do Sul. Ainda segundo ele, Queiroz estava acompanhado de um Policial Militar de alto cargo, que trabalhava com segurança de transporte de cargas, e de um oficial da Marinha que era seu amigo e também carioca, sendo que ambos viviam em Paranaguá. Sobre a carga, a fonte disse que não sabia do que se tratava, mas que ele foi muito simpático e conversador. Será que era ele?

NO AR… os comunicadores pré-candidatos

Vereador Adriano Ramos quer ser prefeito de Paranaguá. Será que sua candidatura sai esse ano? Seria o “gato” no truco da oposição nas eleições 2020? 4

Uma classe que sempre está “no ar” nas eleições municipais são os comunicadores, os radialistas, repórteres, apresentadores e colunistas. Além dos já conhecidos, como Elias Guimarães, Gilson Marcondes (em exercício), Leslie Camargo, entre outros, este ano Paranaguá já tem entre os pré-candidatos novos nomes do setor, como Maickon Chemure (PSD), do E+ Notícias e TV Esporte Mais, e o repórter Adilson Martins (Podemos), conhecido na TVCI. Quem sabe, com um desses novos nomes sendo confirmados como candidatos e sendo eleitos, a assessoria de comunicação da Câmara ganha mais investimento e passamos a ter um site melhor e transmissões de vídeo com a qualidade que a Câmara Municipal de Paranaguá precisa.

Competência feminina na comunicação pública

Vereador Adriano Ramos quer ser prefeito de Paranaguá. Será que sua candidatura sai esse ano? Seria o “gato” no truco da oposição nas eleições 2020? 5

Uma coisa que posso falar com conhecimento é que, há muito tempo, Paranaguá não tinha uma comunicação pública com tanta qualidade e inteligência como ultimamente. Parte disso é por conta do brilhante trabalho na gestão de duas grandes mulheres: a competente Núria Bianco, que está à frente da comunicação da Portos do Paraná, e da secretária de Comunicação do município, a jornalista Camila Roque. Na gestão das duas podemos ver uma visão estratégica, de acordo com as transformações na área da comunicação, redes fortes, campanhas bem elaboradas e imagens institucionais perfeitas, que podem ser conferidas claramente nos resultados. Fica aqui, neste periódico, o registro histórico de uma fase de grande competência na comunicação pública da cidade, com a alegria da representatividade feminina.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments