Votos de casamento: como elaborar?

por Priscilla Nakamura [email protected] @priscilla.nakamura
06/02/2020 11:26 (Última atualização: 17/04/2020)

Os votos de casamento são as promessas e comprometimentos que os noivos estão dispostos a seguir. Antes, eles seguiam um único formato, iniciado com o “Eu, te prometo ser fiel, amar e respeitar…”; mas hoje em dia os casais buscam cada vez mais escrever algo único e personalizado.

Porém, ao mesmo tempo em que desejam surpreender com uma declaração linda de amor, surge a dúvida de “como elaborar os votos de casamento”, e cá estou eu para lhes dar algumas dicas!

1) Anote todas as suas ideias de modo informal: Vá para um lugar tranquilo, pense em sua relação e escreva as impressões e sentimentos que sente pela pessoa amada. O que fez você se apaixonar? O que ela (ele) tem de único e especial? Por que ela (ele) é a pessoa que você escolheu para compartilhar a vida? Quais qualidades ela (ele) tem? O que gostaria de prometer a ela (ele)? O que sentiu ao aceitar/realizar o pedido de casamento? Qual música faz parte de suas histórias? Uma memória marcante, o que gostam de fazer juntos… E assim por diante…

2) Inicie o texto organizando seu pensamento: Analise tudo o que escreveu em tópicos e transforme em um texto com início, meio e fim. Esse formato pode seguir uma linha do tempo (Nos conhecemos em tal lugar… Formalizamos nosso relacionamento em determinado momento… E hoje estamos aqui para dizer o nosso sim mais importante…); ou seguindo a intensidade do seu sentimento, ou, até mesmo, contando fatos que solidificaram sua união. O importante aqui é passar a limpo as ideias de forma clara e coerente!

3) Leia em voz alta: Abra seu coração, leia e releia seus votos. Assim ficará fácil de falar no dia do casamento e você irá lapidar o texto da melhor forma!

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

4) Oficialize: Chegou o momento de passar a limpo sua versão oficial… Escolha um momento tranquilo, um belo papel e capriche na letra! Deixe com seu vestido ou paletó, para que não esqueça de levar consigo no grande dia!

E aí, gostaram das dicas? Lembre-se sempre de que a mensagem deve ser positiva, expressando os seus sentimentos de forma personalizada e breve, para que seu discurso não ultrapasse mais do que dois minutos, ok?

Fotos: Reprodução pinterest